Retrospectiva 2020: rever nossa história na espera de um novo tempo!

Retrospectiva 2020: rever nossa história na espera de um novo tempo!

Retrospe

Há algumas horas estaremos encerrando mais um capítulo da nossa história, linhas de um ano cheio de surpresas e grandes desafios –  “que ano foi esse?” alguns disseram… O ano de 2020 foi diferente e nos ensinou muito sobre força, fé, amor e cuidado. Muitas pessoas gostariam de esquecer ou simplesmente deletar da história esse ano cheio de turbulências, mas com certeza, o ano de 2020 deixa um rastro de luz, e é para isso que estamos aqui! Vamos reviver alguns momentos importantes e manter viva a chama da alegria e principalmente a fé na espera de dias melhores.

O Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2020, falou-nos sobre a esperança diante de grandes obstáculos e de como somos marcados pelos acontecimentos da história, neste momento ainda não sabíamos o que viria pela frente, mas o Espírito Santo já dizia o caminho:

“A paz é um bem precioso, objeto da nossa esperança; por ela aspira toda a humanidade.[…] Assim, a esperança é a virtude que nos coloca a caminho, dá asas para continuar, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis. A nossa comunidade humana traz, na memória e na carne, os sinais das guerras e conflitos que têm vindo a suceder-se, com crescente capacidade destruidora, afetando especialmente os mais pobres e frágeis”. 

Rever a nossa vida, relembrar os fatos e as histórias, ajudam-nos a reencontrar as raízes, as nossas origens e possibilita a força para prosseguirmos juntos. Como é tradição, o Vaticano publica no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales – protetor dos jornalistas -, a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído durante do Concílio Vaticano II. O tema escolhido para o ano de 2020 pelo Papa Francisco era: “Para que possas contar e fixar na memória’ (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.

Ainda no mês de janeiro, tivemos um especial sobre um ano da JMJ no Panamá. Quanta alegria, quantas lembranças e ainda vivendo o que o Papa nos pedia na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais… Na ocasião, conhecemos o jovem Marcus Vinicius. Ele estava entre os brasileiros que participaram da Via-Sacra na Jornada de 2019. Marcus se emocionou ao ouvir as meditações de cada estação e, sobretudo, a fala do Papa. “Eu nunca imaginei ficar tão perto do Papa, como estive. Suas palavras me confortavam, me abraçavam, respondendo muitas dúvidas que trazia comigo”, afirmou. Mas Marcus, tinha um motivo especial para se sentir abraçado pelo Papa e também por tantos jovens que nem ao menos conhecia. Um ano antes do evento, o jovem fazia reabilitação de dependência química na Fazenda da Esperança. Quer relembrar essa significativa história? Você pode acessá-la por aqui.

O início do ano também foi um período de retomar os estudos. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, Dom Nelson Francelino, ministrou uma conferência para os alunos dos cursos de Pós-graduação em Pastoral Juvenil e Pós-graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens. Os cursos, que são uma parceria da CEPJ com a Unisal de São Paulo, naquele  momento contavam com 98 participantes, dentre leigos, padres, religiosos e religiosas, vindos das cinco regiões do Brasil. O tema da conferência foi “A importância do Sínodo na Pastoral Juvenil no Brasil e a importância do acompanhamento e assessoria com os adolescentes e jovens em toda Igreja”.

Quer saber mais sobre os cursos de capacitação gratuitos e a distância da Comissão para a Juventude? Acesse aqui!

Outra notícia boa! A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi eleita para o período 2019/2021 como titular no Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Foram eleitas entidades da sociedade civil para composição das vagas regionais e nacionais do Conselho, distribuídas pelos eixos temáticos do Estatuto da Juventude, estando a CNBB no eixo “Diversidade e Igualdade” e como suplente a Associação de Jovens Engajamundo.

 

Para encerrar o mês de janeiro: você sabia que o Brasil foi um dos países com mais inscrições para encontro com o papa em Assis?

FEVEREIRO

Começamos o mês com um lançamento super especial: A formação em EaD, da Pastoral Juvenil do Brasil, apresentou o curso gratuito de extensão “Christus Vivit”. As aulas, que são ministradas pelos Bispos brasileiros que participaram do Sínodo da Juventude, trabalham as temáticas discutidas na reunião sinodal e também os temas da exortação do Papa Francisco sobre os jovens, suas experiências de fé e suas escolhas vocacionais. Quer saber mais? Acesse aqui.

Curso de extensao em EAD Christus Vivit 2020

Estivemos com os olhos na região amazônica. A Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada em 12/02. O documento traça novos caminhos de evangelização e cuidados do meio ambiente e dos pobres. Francisco auspicia um novo ímpeto missionário e encoraja o papel dos leigos nas comunidades eclesiais. Quer ajudar nesse percurso por uma Igreja com rosto amazônico, acesse a matéria completa aqui.

Cred. Vatican News

E ainda em clima de cuidado e responsabilidade “para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira”, com esse provérbio africano, o Papa Francisco reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras com responsabilidade na construção do bem comum e evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade.

O Papa Francisco, convidou-nos a reconstruir o Pacto Educativo Global e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum. Todos os envolvidos com a Pastoral Juvenil foram convidados a se empenhar para assumir com todas as expressões juvenis esse Pacto Pastoral que nasce no coração do nosso querido Papa Francisco. O convite ainda está de pé! Quer saber mais? 

E ainda tivemos um Guia de encontros online.

Em fevereiro também lançamos o Subsídio da JDJ,  que é de essencial importância no processo de organização das Jornadas Diocesanas. Este período preparatório  foi uma construção coletiva, contando com a presença e participação efetiva dos movimentos, pastorais, novas comunidades, congregações e grupos jovens paroquiais. Vamos recordar?

A Exortação pós-sinodal  Christus Vivit e o encontro “A Economia de Francisco”, foram destaques na mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2020. Com o lema “Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus” (2 Cor 5, 20), o pontífice diz que quer estender a todos os cristãos o mesmo que escreveu aos jovens na exortação apostólica, propondo que todos fixem o olhar nos braços abertos do Cristo crucificado, contemplando o seu sangue derramado pelo grande amor que tem e se aproximar para confessar os pecados crendo firmemente na misericórdia que liberta de toda a culpa. Quer relembrar essa linda mensagem? Veja aqui =)

MARÇO

Aqui, algumas nuvens encobriram o nosso céu, nos encontramos no centro de uma Pandemia. Diante dessa nova forma de viver, nos demos conta de que nada poderia apagar a nossa vontade de ser sinal do amor de Deus no mundo.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), lançou em 20 de março, “10 ações de Compaixão”, gestos simples, mas de grande importância, para serem realizados no período quaresmal e de prevenção contra a pandemia COVID-19, provocada pelo novo Coronavírus. O presidente da CEPJ, Dom Nelson Francelino, convidou as juventudes do Brasil para rezarem e cumprirem estas ações de compaixão, afirmando que era hora dos jovens se unirem e invocarem o poder de Deus sobre toda esta situação. “Esta iniciativa, através do Jovens Conectados, é pra gente se unir, somar forças e invocar o poder de Deus sobre toda esta realidade de pandemia que vem assustando todo o nosso Brasil, o mundo inteiro de modo geral”, afirmou.

ABRIL

A prática da solidariedade é inerente à vida e aos ensinamentos cristãos, como um chamado permanente para olhar as realidades de vulnerabilidade e, principalmente, os necessitados. Não é um olhar de desprezo como o daqueles que passaram pelo caminho e foram indiferentes à dor e sofrimento daquele homem que foi atacado por assaltantes, mas um olhar bondoso e repleto de caridade como o que teve o bom samaritano. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Sabemos que muitas comunidades, paróquias e dioceses realizam muitos trabalhos de promoção da dignidade humana e também ações de solidariedade com pessoas em situação de vulnerabilidade social há muitos anos. Por isso, a Igreja do Brasil convocou todas as pessoas de bom coração, especialmente, as expressões jovens, para que se somem às iniciativas já em curso ou promovam novas ações de solidariedade nesse momento tão difícil da vida humana.

Neste momento entrou em ação a Pastoral Juvenil Samaritana. Quantos frutos! Quer ver algumas iniciativas? Acesse aqui!

Em abril teve um anúncio já esperado: 2023 é a NOVA data da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, confira!

Semana Santa 2020: estivemos juntos!
A Semana Santa é o centro da nossa fé, prepara-nos para o grande acontecimento do mistério Pascal e por isso ela é um momento importantíssimo de se viver e celebrar. Para vivenciarmos juntos, a Comissão Episcopal para Juventude preparou uma campanha especial para este tempo! Um pacote com meditações, sugestões de encontros e muita coisa boa, quer relembrar? Está tudo pronto aqui.

MAIO

O Observatório Internacional da Juventude se reuniu pela primeira vez em uma reunião online, em 16 de maio, com a presença do Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida. A primeira reunião deste grupo deveria ter sido realizada em Roma, de 6 a 7 de abril de 2020, mas devido à pandemia de Covid-2019 ocorreu de forma online.

Em maio também tivemos festa! A Semana Laudato Sì,  aconteceu de 16 a 24 de maio de 2020, em comemoração aos cinco anos da publicação da encíclica Laudato Sì, do Papa Francisco.

E para encerrar o mês de maio, tivemos o Centenário de nascimento de São João Paulo II, “o que ele nos diria hoje? Qual mensagem dirigiria a seus compatriotas em maio de 2020”, neste momento tão difícil para todos nós, que estamos lutando contra a pandemia do coronavírus? Perguntou-se a Conferência Episcopal Polonesa, numa carta, que foi lida nas igrejas locais na Polônia, em 17 de maio, vigília do aniversário de nascimento do Papa polonês.

JUNHO

Neste ano, nos tornamos especialistas em reuniões virtuais, e mais um momento importante para a Pastoral Juvenil no Brasil, aconteceu, de forma online, a reunião dos 18 padres referencias da juventude, dos Regionais da CNBB. O encontro contou a presença do Monsenhor Antônio Luiz Catelan, que falou sobre a juventude como lugar teológico, a centralidade do querigma e ainda, sobre o caminho sinodal, a partir da Cristus Vivit. Estiveram também presentes na reunião Dom Nelson Francelino, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, a Ir. Valéria Leal, assessora interna da CEPJ e Pe. Antonio Ramos, assessor externo da CEPJ.

Quer saber mais sobre Reunião dos Padres referenciais para a juventude, acesse aqui.

JULHO

Que tempo especial! Em julho tivemos o INTEGRA: I Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude (on-line). O primeiro Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude (on-line), o INTEGRA aconteceu em 04 de julho, pelo Youtube e teve temas pertinentes ao Setor Diocesano de Juventude, que para os jovens é um espaço de diálogo e unidade. Foi um momento de partilha e  ponto de encontro para as juventudes que se dispõem a caminhar juntos no serviço da Igreja, através da evangelização, integrando grupos de diferentes expressões.

E você ainda pode apertar o play: as formações do INTEGRA 2020 ainda estão disponíveis aqui!

Lectio Divina: vamos rezar juntos?

A iniciativa de oração da Lectio Divina aconteceu todos os sábados às 17h no Facebook e YouTube. Centenas de jovens estiveram unidos em oração, quer saber mais, acesse.

AGOSTO

2020 também foi o ano das lives, e claro que nós não ficamos fora dessa! A Comissão para a Juventude lançou material do DNJ em live! Em 05 de agosto foi lançado o material que animou os grupos juvenis na celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020, no dia 25 de outubro. Durante live, o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino, recordou as motivações para os jovens celebrarem a data.

SETEMBRO 

Aconteceu o XVI ENRDJ (Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude e Adultos que Trabalham com Jovens). “A Juventude ocupa um lugar central no pensamento e no coração de Francisco”, disse Monsenhor Catelan no XVI ENRDJ, você lembra desse marcante encontro? Não? Espera que eu vou te ajudar: “Implicações Pastorais da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit foi o tema do XVI ENRDJ (Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude e Adultos que Trabalham com Jovens). O encontro online, foi realizado no dia 4 de setembro, e contou com a participação do Mons. Antônio Luiz Catelan. Quer saber mais? Acesse aqui!

EJC em Pauta: Rumo ao Cinquentenário!
Durante o ano também tivemos várias lives do EJC. O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) celebrará em 2021 seus 50 anos de existência. E para bem se preparar e vivenciar este momento tão especial para a evangelização das juventudes do Brasil, o EJC, através de seu  perfil oficial no Facebook, realizou uma live a cada mês, apresentando depoimentos de jovens que participam do serviço. Que tal recordar: “Live EJC em pauta: rumo ao cinquentenário!”.

Colóquio Políticas Públicas: Juventude e eleições
Repensar políticas públicas com o foco na juventude é cada vez mais urgente e, refletir sobre o papel de protagonistas nesse processo é ainda mais importante. Pensando nisso, a Comissão Episcopal para a Juventude – CEPJ convidou todas as juventudes a participarem do primeiro Colóquio sobre Políticas Públicas, que teve como tema: Juventude e Eleições.

OUTUBRO

Ganhamos mais um exemplo jovem! Carlos Acutis é Beato: “Hoje o céu está mais perto”
Concedemos que o Venerável Servo de Deus Carlos Acutis, leigo, que, com o entusiasmo da juventude cultivou amizade com o Senhor Jesus, a partir de agora seja chamado Beato e que seja celebrado todos os anos em 12 de outubro, dia de seu nascimento ao céu”: esta foi a fórmula lida pelo cardeal Vallini, que presidiu à missa de beatificação de Carlos Acutis.

Brasil em festa: teve o DNJ 2020!
Jovens de todo o país comemoram, com alegria e criatividade, esta celebração da vida!

Logo da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”
logotipo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 foi oficialmente apresentado em Lisboa, Portugal. A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipe de acadêmicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas foram depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas. Coube depois ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida selecionar a proposta vencedora. Quer saber mais? Acesse aqui.

NOVEMBRO

#CuidarDaSaudade: CNBB convidou as juventudes a plantar uma árvore no Dia de Finados em memória dos que já se foram. A campanha impeliu as pessoas a também publicarem a sua foto no Instagram plantando a árvore e contando a história de quem recebe a homenagem. Bastava fazer uma foto e publicar na plataforma usando a hashtag #CuidarDaSaudade. As fotos foram publicadas no hotsite da campanha, que está hospedado no site da CNBB: https://www.cnbb.org.br/cuidardasaudade

Economia de Francisco: Papa aos jovens: é preciso ousadia, não tenham medo
Como construir uma sociedade a partir de uma economia mais fraterna, justa, inclusiva, sustentável e que ninguém seja deixado para trás? Este é o convite feito pelo Papa Francisco a jovens de todo o mundo que, participaram do encontro “The Economy of Francesco” (A Economia de Francisco), que aconteceu de forma virtual tendo como centro das atividades a cidade italiana de Assis. A programação teve transmissão através do Vatican News e do Jovens Conectados (com tradução em português). Foram diversos momentos de estudos, reflexões e espiritualidade em lugares franciscanos históricos, como a Basílica de São Francisco, Basílica de Santa Clara, Santuário do Despojamento e Igreja de São Damião.

Delegação de Portugal foi à Roma para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, confira:

(Foto do COL – JMJ).

DEZEMBRO

10 anos do Jovens Conectados!
Há uma década, jovens de todas as regiões do Brasil dedicam seus talentos em prol da Juventude no Brasil. Estes jovens encontraram na Comunicação seu ministério e desejam levar adiante o ideal da unidade na diversidade. Para comemorar, no dia 05/12  aconteceu uma live pelo Youtube. Foi um bate-papo, um momento de partilha de experiências e surpresas! Teve muita emoção, afinal é uma década de histórias! Quer rever esse momento? Acesse a live na íntegra.

Encerramos o ano com esperança! Ele Vencerá: série especial do Jovens Conectados para o tempo do Advento!
Diante de tantas angústias e dificuldades, há de vir Aquele que vence tudo em nós: medos, angústias, dores e tristezas. Portanto, tenhamos esperança, pois Ele vencerá!

advento 2020

Via Nativitatis: nosso caminho até Belém! Nos últimos dias do tempo do Advento, fomos chamados a trilhar um caminho espiritual e de esperança, motivados por uma expectativa orante. Sigamos pois à Belém, pela “Via Nativitatis”, aguardando a vinda do Emanuel, Cristo nosso Senhor, que nos trará a plenitude do amor e da paz.

Ufa, acho que chegamos ao fim!

Quantas coisas, mesmo à distância, vivemos juntos este ano! Os desafios foram imensos, mas, com eles um grande aprendizado. Seguimos juntos na espera de um novo tempo! Um imenso OBRIGADA à você por estar conosco! Esperamos te encontrar aqui novamente nesse novo ano.

Um feliz 2021! 

Com carinho, em nome de toda a nossa equipe,

Valesca Montenegro, redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email