INTEGRA: I Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude (on-line)

Publicado em 18 de junho de 2020 Por 7 Comentários

Refletir e celebrar: Finalmente, o encontro mais esperado da Juventude brasileira está chegando!

Primeiro Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude (on-line), o INTEGRA irá acontecer no dia 04 de julho, pelo Youtube e terá temas pertinentes ao SDJ, que para os jovens um espaço de diálogo e unidade. Será um momento de partilha e  ponto de encontro para as juventudes que se dispõem a caminhar juntos no serviço da Igreja, através da evangelização, integrando grupos de diferentes expressões.

 

O INTEGRA quer responder ao apelo dos jovens que compõe os setores de juventude das dioceses do Brasil, que há alguns anos anseiam por um momento de encontro, como setor. A Comissão Episcopal Pastoral para Juventude (CEPJ) da CNBB, tinha a intenção de realizar um grande encontro de formação, troca de experiências e convívio entre os jovens, mas infelizmente com a situação da Pandemia da COVID 19, que pede o cuidado com a vida, as partilhas serão virtuais.

Irmã Valéria Andrade Leal, assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CEPJ, recorda:

Este espaço de partilha entre jovens acontecia de forma mais esporádica. Considerando que as expressões já têm seus encontros, pensou-se em dar esta oportunidade também para os membros ativos do Setor Juventude, as equipes de coordenação para fortalecer sua missão. Será um momento de enriquecimento mútuo e de deixar-se contagiar pelo entusiasmo da juventude do Brasil.

Mas, vamos voltar ao início, você sabe o que é o Setor Diocesano de Juventude? Com certeza teriam respostas como: “Poxa vida, de novo essa pergunta? É claro que sim!”; “Não! Caí de pára-quedas e quero saber o que significa…”; “Então, um dia o padre me falou para ir em uma reunião de jovens, chegando lá eu descobri o que era…”. Muitas seriam as respostas e todas elas são importantes para entendermos a preciosidade que é o SDJ.

O Setor Diocesano de Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização dos Jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, nº. 193), à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. Relembrar a sua essência, fazer memória dos processos é divulgar o Setor Diocesano de Juventude e reforçar o seu papel como instrumento para o encontro das diversas JUVENTUDES.

Pensando nisso, o tema “SETOR DIOCESANO – POR QUÊ?” aprofundará a identidade do Setor Juventude. Para o padre Antônio Ramos do Prado, assessor externo da CEPJ, este momento também ajudará na tomada de consciência sobre a importância da sinodalidade e comunhão nesse espaço diocesano. “O Papa Francisco vem motivando os jovens a construir pontes e a negar todo tipo de separação, pois, o jovem cristão de qualquer expressão juvenil faz parte da videira que é Cristo”, afirmou.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão GRATUITAS e deverão ser feitas até o dia 30/06/2020 pelo JOVEM LÍDER através deste link: “Inscrições para o I Encontro de membros do setor diocesano de juventude”.

Para não esquecer:

Quem poderá participar do encontro?
As lideranças juvenis, membros do Setor Diocesano de Juventude. Sim, os JOVENS.

Quando:
04 de Julho 2020.

Confira a programação:

Das 14h30 às 16h00:
Tema: SETOR DIOCESANO – POR QUÊ?
• Layla Kamila – JC (moderadora), Dom Nelson Francelino Ferreira,  Bispo da Diocese de Valença e Presidente da CEPJ (abertura) e Pe. Antônio Ramos do Prado (conferência).

Das das 19h30 às 21h00:
Tema: SETOR JUVENTUDE – ESPAÇO DE SINODALIDADE
• Layla Kamila (moderadora) e Ir. Valéria Andrade Leal (conferência)

O seu Setor Diocesano de Juventude tem que estar no Integra. Por isso, nao perca o prazo da inscrição e participe deste momento de unidade e formação. Contamos com a sua presença!

Por Valesca Montenegro, da redação do Jovens Conectados.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

7 Comentários para “INTEGRA: I Encontro de membros do Setor Diocesano de Juventude (on-line)”

  1. Geralda Chaves Rocha disse:

    Bom encontro a todos!!

  2. Leni Maria Francisca de Jesus Parreira disse:

    Todo conhecimento enriqueci nosso Espírito fazendo que fiquemos mais fortes no amor a Cristo e aos irmãos

  3. Eilany Ribeiro disse:

    Vai, ser uma honra participar.

  4. Leni Maria Francisca de Jesus Parreira disse:

    Quero participar para aprimorar meus conhecimentos.

  5. Laurindo Aguiar da Silva disse:

    Diocese de Januária. Coordenador dioceano. Padre.

  6. Ana Paula Alvarenga Sampaio disse:

    Olá, boa tarde. Tem como ter acesso ao Encontro que aconteceu dia 04/07, do Setor Juventude? Aguardo.

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais