Reunião dos Padres referenciais para a juventude: partilha e formação para a evangelização juvenil!

Publicado em 29 de junho de 2020 Por Seja o primeiro a comentar!

No último dia 23, aconteceu, de forma online, a reunião dos 18 padres referencias da juventude, dos Regionais da CNBB. O encontro contou a presença do Monsenhor Antônio Luiz Catelan, que falou sobre a juventude como lugar teológico, a centralidade do querigma e ainda, sobre o caminho sinodal, a partir da Cristus Vivit. Estiverem também presentes na reunião Dom Nelson Francelino, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, a Ir. Valéria Leal, assessora interna da CEPJ e Pe. Antonio Ramos, assessor externo da CEPJ.

 

Para o Padre Alcindo Martins, referencial do Regional Leste 1, encontrar-se neste tempo de pandemia e distanciamento social, mesmo que virtualmente, “é sempre algo muito bom, ainda mais com pessoas,  irmãos e irmã de caminhada, que partilham conosco o sonho da evangelização da juventude no Brasil”.

Vivi a expectativa deste encontro para rever irmãos e me aprofundar na missão juvenil. A assessoria do Mons. Antônio foi preciosa. Muito claro e objetivo em suas pontuações e contribuições, ele nos levou a visitar textos eclesiais, destacando a juventude como realidade e lugar teológico, com profunda espiritualidade e expressão da gratuidade pastoral da Igreja. Nessa altura, destacou pontos da Christus Vivit, onde Deus ‘toca a juventude’, pois um dia também foi jovem em Jesus, tornando-se assim a fonte da melhor juventude. Um segundo passo foi falar sobre o querigma como primeiro e qualitativo anúncio, que na exortação pós sinodal aos jovens manisfestou-se no seu exercício (Ele te ama, Ele te salva e Ele vive), tornando-se a experiência fundamental que todo jovem deverá fazer em sua vida e missão. Por fim falou-nos do caminho sinodal tão evidenciado pelo Papa Francisco em sua missão à frente da Igreja. Sem dúvida a pastoral juvenil sinodal é uma reposta nestes novos tempos para libertá-la de esquemas ineficazes, que não entram em diálogo com a cultura atual dos jovens. Em sua reflexão, Monsenhor Antônio, procurou pontuar e caracterizar esta sinodalidade em relação às juventudes Aberto depois a contribuições, os participantes puderam ponderar pontos e fazer perguntas sempre pertinentes, particularmente  à missão entre os jovens e seus desafios. Houve grande interesse dos participantes e, com certeza, todos saíram mais enriquecidos pela formação e fortalecidos pra missão. (Padre Alcindo Martins).

Traçando olhares para cada um dos jovens!

O Padre Paulo Marcos, referencial da juventude no Regional Nordeste 3, afirma que este momento de encontro e formação, foi importante para se “traçar olhares para cada um dos jovens”, a luz da Cristus Vivit. “Ficou muito nítido que, no tempo presente, no tempo de pandemia, a juventude tem assumido um lugar primordial em nossas comunidades”, afirmou. Confira o testemunho do Padre Paulo Marcos, sobre a reunião:

Nesta terça-feira, 30, acontecerá a reunião dos Bispos referenciais da juventude, que também refletirão sobre os temas referentes a evangelização dos jovens, partilhados no encontro dos padres.

Por Maurício Lucena, da redação dos Jovens Conectados.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais