Semana Laudato Sì: construir um mundo melhor juntos!

Semana Laudato Sì: construir um mundo melhor juntos!

 

A Semana Laudato Sì,  acontecerá de 16 a 24 de maio de 2020, em comemoração aos 5 anos da publicação da encíclica Laudato Sì, do Papa Francisco.

Você sabia que a Laudato Sì é um dos documentos papais mais lido, elogiado e respeitado por cientistas e outros grupos religiosos do mundo inteiro?

O tema da ecologia integral é urgente! O próprio Papa convida a celebrar o aniversário da encíclica como forma de destacar a importância das mudanças climáticas para todos nós e o quanto isto interfere nas nossas relações sociais.

A Semana Laudato Sì quer celebrar, avaliar e promover maior conhecimento da urgência do tema. Entidades do mundo todo estarão mobilizados nesta semana para compartilhar informações sobre ações realizadas a partir da encíclica e outras iniciativas ecológicas.

Vamos também divulgar o texto da Laudato Sí e conscientizar as pessoas de que todos são responsáveis, pois, todos seremos afetados pelas mudanças climáticas.

O tema é “tudo está interligado”, ideia que perpassa o documento e chama a atenção para a solidariedade e corresponsabilidade.

Você conhece a Laudato Sì? Já leu, estudou, refletiu e rezou esta encíclica? Isso mudou seu pensamento e atitudes com relação ao cuidado com nossa casa comum?

Na Encíclica, o Papa denuncia a nossa responsabilidade nas mudanças do clima e suas graves consequências para todos. Ele insiste que a crise ecológica é também uma crise ética e social, pois é fruto de nosso estilo de vida, sobretudo do paradigma consumista e que os mais afetados serão os mais pobres e já vulneráveis. Somos convidados a cuidar da “Casa Comum” e de todos os que nela habitam.

O Movimento Católico Global pelo Clima, com vários parceiros inclusive a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude promove, de forma especial nesta semana, diversas atividades acerca do cuidado com a Casa Comum.

Você pode conferir aqui

Pensando com cuidado nas juventudes também teremos:

  • Guia para encontros de grupos de jovens online – Baixe aqui

  • Roda de conversa 22/05 (sexta-feira) às 18h (horário de Brasília)

Acompanhe também nas redes sociais testemunhos e reflexões para você conhecer melhor e vivenciar o cuidado com a Casa Comum.

Participe conosco e compartilhe também suas experiências com a #laudatosi5anos.

Compartilhe também a frase da Laudato Sì que mais te inspira.

Vamos espalhar esperança!!!

Boa semana a todos e todas!

Por Irmã Valéria Andrade Leal, assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email