Retrospectiva 2023: corações ardentes e pés a caminho em uma Igreja de “todos, todos, todos”!

Retrospectiva 2023: corações ardentes e pés a caminho em uma Igreja de “todos, todos, todos”!

Um ano em que as juventudes do Brasil se colocaram a caminho! Assim como os Discípulos de Emaús, os jovens caminharam com Jesus e foram capazes de reconhecê-Lo. 2023 foi marcado por grandes acontecimentos na vida da Igreja, como o III Ano Vocacional e a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A cada mês, passos foram dados e muitas foram as realizações.

“Todos somos chamados”, disse o Papa Francisco em Lisboa. Com os corações ardentes ao chamado de Jesus, é hora de relembrar a caminhada de 2023. Por isso, a Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB – Jovens Conectados – elencou os principais aspectos realizados em cada mês do ano que se encerra. Confira a Retrospectiva 2023!

JANEIRO

2023 começou marcado pelo Ano Vocacional no Brasil, que teve como tema “Vocação: graça e missão”, e lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Também foi em janeiro que milhares peregrinos do país começaram a colocar os “pés a caminho” de Lisboa, para a JMJ 2023. Logo no início do ano, foi divulgado o passo a passo para as inscrições na Jornada. Além disso, o primeiro mês do ano foi marcado pelo início do Curso de Pós-Graduação para adultos que trabalham com adolescentes e jovens, uma iniciativa da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

 

FEVEREIRO

No mês de fevereiro, a Comissão para a Juventude participou da 1ª Assembleia de Comissão Eclesial da CNBB, que contou com 31 representantes responsáveis pela comunicação de pastorais, organismos e movimentos eclesiais da Igreja no Brasil. Além disso, a caminho de Lisboa, os jovens iniciaram o itinerário catequético “Levanta-te”, preparado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais da JMJ Lisboa 2023.

Fevereiro também foi marcado pelo início da Campanha da Fraternidade 2023, que refletiu sobre “Fraternidade e Fome”, a partir do lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Como proposta para a vivência da Quaresma, a Comissão Episcopal para a Juventude disponibilizou o “Meu Planner Quaresmal, um guia diário para registrar a rotina do jovem nos dias de preparação para a Páscoa.

 

MARÇO

No mês em que a Igreja celebrou os 10 anos do Pontificado do Papa Francisco, aberto à juventude, e também os 4 anos da Exortação Apostólica Christus Vivit,  a Comissão Episcopal para a Juventude se reuniu em São Paulo (SP) para a reunião presencial anual. Na pauta, a apresentação do Projeto Ao Seu Lado, com seus eixos e objetivos construídos a partir da experiência dos Discípulos de Emaús. Também os Bispos referenciais da Juventude publicaram uma carta renovando o compromisso de estar ao lado dos jovens.

Na preparação para a JMJ, foi realizada mais uma live da série “A jornada mundial da juventude é para ti” e foram anunciadas parcerias com companhias aéreas para facilitar a ida de peregrinos brasileiros a Lisboa.

ABRIL

Na Semana Santa, o Jovens Conectados convidou os jovens a vivenciarem a série “Faces da Paixão”, que identificou em rostos de ‘pessoas comuns’, santos ou jovens, os traços de Cristo durante os acontecimentos da Páscoa, narrados pelos Evangelhos. Também no mês de abril, foi lançado um documentário inédito com conversas e reflexões do Papa Francisco com jovens do mundo inteiro sobre temas atuais.

Em Aparecida, a CNBB realizou a 60ª Assembleia Geral, que elegeu Dom Jaime Spengler como novo Presidente, e Dom Vilsom Basso como Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude. No encontro, a CEPJ apresentou aos Bispos do Brasil o Projeto Ao Seu Lado e também a preparação para a JMJ Lisboa 2023.

 

MAIO

A três meses do início da JMJ, o Papa Francisco confirmou a ida à Portugal com uma viagem apostólica de 02 a 06 de agosto. No dia 13 de maio, jovens do país inteiro se uniram espiritualmente para a Oração do Santo Terço pela juventude e pela realização da Jornada Mundial da Juventude.

Também no mês de maio foi divulgada a temática para o Dia Nacional da Juventude 2023, em sintonia com a Campanha da Fraternidade: “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17). E após a Assembleia dos Bispos em Aparecida (SP), realizada em abril, foram escolhidos, em maio, os Bispos Referenciais da Juventude no Brasil para o quadriênio 2023-2027.

 

JUNHO

Em junho, a Pastoral Juvenil do Brasil manifestou profunda gratidão à assessora nacional, Ir. Valéria Andrade Leal, que concluiu sua missão na CEPJ. Também os novos bispos membros da Comissão foram divulgados: Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), e Dom Antônio Fontinele, bispo de Humaitá (AM).

Na contagem regressiva para Lisboa, foram divulgados os locais dos Atos Centrais, a agenda do Papa Francisco e o tão aguardado kit peregrino. 

Enquanto isso, para contribuir com os jovens brasileiros que não puderam ir a Portugal, a Comissão Episcopal para a Juventude preparou um subsídio especial: Juntos na JMJ 2023, com o objetivo é criar uma união “além-mar” , reunindo em oração e missão.

JULHO

O mês de julho chegou com o entusiasmo de milhares de jovens que preparam as malas e o coração para viver mais uma Jornada Mundial da Juventude. Inúmeros peregrinos, incluindo os representantes da Pastoral Juvenil do Brasil, desembarcaram em Portugal já em julho e participam do “Dias nas Dioceses”, a semana que antecedeu a JMJ, na Diocese do Porto, na Paróquia São João Batista, em Canelas, comunidade que também acolheu um grupo de jovens poloneses. O calendário intenso de atividades contribuiu para que os jovens conhecessem a cultura local e se preparassem para vivenciar a jornada em Lisboa.

AGOSTO

Já na capital portuguesa, com o Papa Francisco, os jovens viveram a alegria de ser Igreja “de todos, todos, todos” e sua universalidade. Os destaques foram os eventos com o pontífice, especialmente a Vigília e a Missa de Envio, que reuniram mais de 1,5 milhões de pessoas. Ao final, o convite de Francisco para os próprios encontros: Jubileu dos Jovens em Roma 2025 e a Jornada Mundial da Juventude em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.

SETEMBRO

O Santuário Nacional de Aparecida respirou juventude com mais de quatrocentos participantes no XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude (RDJ). Nesta edição, o tema foi “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao seu lado, o Magistério do Papa Francisco para as juventudes.” Foram dois dias de importantes reflexões sobre o trabalho da Pastoral Juvenil, especialmente com o projeto de evangelização trienal “ao seu lado”.

OUTUBRO

E o aguardado DNJ (Dia Nacional da Juventude) animou milhares de jovens pelo Brasil em outubro. A festa das juventudes foi celebrada em várias localidades. Dioceses de diferentes regiões do país reuniram suas expressões juvenis com lema “E todos ficaram saciados” (Lc 9, 17). A temática refletida durante o DNJ 2023 seguiu a tradição de aprofundar a reflexão da Campanha da Fraternidade, neste ano sobre a fome.

 

NOVEMBRO

No  dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Igreja celebrou a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, no Brasil conhecido como JDJ (Jornada Diocesana da Juventude). Papa Francisco escreveu uma mensagem especial para a ocasião: “Alegres na esperança” (Rm 12, 12). O pontífice exorta a todos não ter medo de testemunhar Cristo alegremente, alimentando a esperança com oração e atitudes quotidianas.

E ainda em novembro, na reunião do Conselho Permanente da CNBB, a juventude foi escolhida como um dos temas prioritários para a próxima Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP) em abril de 2024.

DEZEMBRO

E o ano terminou com os pés à caminho de muitos jovens que estavam com o coração ardente para mais uma experiência missionária. A Diocese de Macapá sediou, nos dias 9 a 17 de dezembro, o Projeto Missão Jovem na Amazônia. Com o tema “O anúncio do Evangelho da Vida no meio do mundo”, o evento reuniu jovens do Amapá, Pará, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul para uma experiência missionária em comunidades e paróquias de Macapá e em Santana.

Gostou de como foi o ano para as juventudes do Brasil? Então, prepara-se para 2024. Confira aqui o calendário oficial para o próximo ano.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email