Os jovens rezam com Francisco. Uma grande festa e momento de oração tendo como paisagem o Rio Tejo. Assim foi a Vigília na noite deste sábado, 05 de agosto. Um milhão e meio de jovens peregrinos lotaram o Campo da Graça para mais um dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Desde o início da tarde de ontem, dia 5 de agosto, os jovens caminharam e se acomodaram no Campo da Graça à espera da Vigília. Nem o calor abalou a alegria e o entusiasmo.
Logo ao chegar, o Santo Padre saudou os jovens passando de papamóvel no caminho para o palco central. A cerimônia contou com dança, música, formação de palavras com drones e um efusivo discurso do Papa. Aos jovens, falou sobre o ato de levantar-se, colocar-se a caminho, assim como fez Maria no Evangelho da Visitação, que norteia a espiritualidade da JMJ.
Enquanto transmitia sua mensagem, Francisco foi interrompido várias vezes pelos aplausos da multidão de peregrinos. Disse que, na vida, só há uma coisa gratuita: o amor de Jesus.
“Deixo vocês com esta ideia: caminhar e, se caírem, levantar-se. Caminhar com uma meta. Treinar todos os dias na vida. Na vida, nada é gratuito. Tudo se paga. Só há uma coisa gratuita: o amor de Jesus. Portanto, com essa coisa gratuita que temos, o amor de Jesus, e com o desejo de caminhar, caminhemos com esperança, olhemos para nossas raízes e sigamos em frente sem medo, sem medo. Não tenham medo! Obrigado!”
Após a mensagem do Papa, o Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Diante de Jesus, a multidão de jovens permaneceu um longo tempo em silêncio, emocionando todos os presentes.