Em documentário inédito, Papa conversa com jovens sobre temas atuais

Em documentário inédito, Papa conversa com jovens sobre temas atuais

“Amém. Francisco responde”, apresenta uma conversa aberta e clara entre jovens e o Papa Francisco

Um documentário inédito com o Papa Francisco foi lançado em algumas plataformas de streaming.

O longa-metragem reúne jovens de diversos países para debater sobre temas atuais e problemas desta geração, como a pandemia da COVID-19, a crise ambiental, a desigualdade econômica e social, a migração e outros temas. L

Jovens da Espanha, Senegal, Argentina, Estados Unidos, Peru e Colômbia participaram desta conversa e abordaram temas como perda da fé, feminismo, aborto, migração, abusos, identidade de gênero e o papel da mulher. O Papa acolheu todos os apontamentos e respondeu de forma tranquila.

No inicio do vídeo, os jovens parecem agitados e ansiosos pelo diálogo com o líder da Igreja Católica, mas o clima de tensão foi quebrado após Francisco tomar a iniciativa, abordando uma linguagem conhecida no futebol “bola no centro, que comece o jogo”.

Diversos assuntos foram tratados neste momento enriquecedor de conversa, Victor foi quem iniciou o bate-papo. Ele, que se considera um agnóstico, que no caso é quem não crê em Deus, mas também não nega a possibilidade, questionou o Papa se ele recebe um salário para trabalhar.

“Não, não me pagam! E quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, vou e peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa, porque sei que me dão de comer de graça”, Papa não hesitou em responder.

Em outro momento ao ser questionado sobre o abandono da Igreja por parte de muitos católicos, o pontífice responde sobre o trabalho missionário e a falta de testemunho.

“Quando não há testemunhas, a Igreja se oxida, porque se transforma em um clube de boas pessoas, que realizam seus gestos religiosos, mas não têm coragem de sair em direção às periferias. Para mim, isso é fundamental. Quando você olha a realidade do centro, sem querer você ergue barreiras de proteção, que o afastam da realidade e perde o sentido de realidade. Se você quer ver qual é a realidade, vá para a periferia. Você quer saber o que é a injustiça social? Vá para a periferia. E quando eu digo periferia, não estou falando apenas de pobreza, mas de periferias culturais, existenciais”.

Outros assuntos são tratados no documentário que foi gravado em Roma, no último ano, e produzido por Jordi Évole e Màrius Sanche. O longa estreou nas plataformas de streamings: Disney+ e Star+ no último dia 5 de abril.

Confira o trailer de “Amém. Francisco responde”:

Fonte: Vatican News

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email