“Levanta-te”: itinerário catequético em preparação à JMJ Lisboa 2023

“Levanta-te”: itinerário catequético em preparação à JMJ Lisboa 2023

O verbo “levantar-se” tem inspirado jovens de todo o mundo na preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. O tema central da JMJ, proposto pelo Papa Francisco, Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), coloca a juventude a caminho de Portugal e inspira uma série de catequeses preparadas pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais e disponíveis no site da JMJ Lisboa 2023.

No documento de introdução às Catequeses, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, destaca que os subsídios são dinâmicos e estimulam os jovens a partir apressadamente, assim como Maria.

“A catequese comprova-se desse modo: quem encontra Jesus encontra um caminho a percorrer. Apressadamente, mas não ansiosamente, como o Papa Francisco fez questão de lembrar, porque Jesus já o temos. E a pressa é reparti-lo, para o termos ainda mais, nós e os outros.”

 

Itinerário pelos escritos de São Lucas

O itinerário catequético de preparação à JMJ Lisboa 2023, seguindo os temas propostos pelo Santo Padre, percorre os escritos de São Lucas, o Evangelho e os Atos dos Apóstolos, propondo reflexões acerca das passagens bíblicas em que o verbo “levantar” se faz presente. O desejo do Papa Francisco é que a Jornada de Lisboa tenha como teor principal a evangelização. Por isso, o itinerário valoriza algumas dimensões:

  • Contato com o itinerário de Jesus no Evangelho e da Igreja evangelizadora;
  • Descoberta do grande anúncio da salvação como experiência de levantar-se;
  • Confronto pessoal com a Palavra de Deus, através do exame de vida e da análise de situações concretas;
  • Viver a vida nova de Jesus Ressuscitado, estando de pé diante da vida através do empenho no crescimento humano e espiritual e no compromisso pessoal.

 

Acompanhar os Jovens

O documento de introdução às Catequeses destaca que o relato bíblico de Emaús deve servir como ícone no acompanhamento dos jovens rumo à JMJ Lisboa 2023, sendo características dos orientadores a atenção à pessoa e ao discernimento.

Como ensina o Papa Francisco na Christus Vivit, o orientador deve plantar a semente da fé nos jovens, sem querer ver imediatamente os frutos do trabalho do Espírito Santo. Deve ajudar a crescer em liberdade e responsabilidade, a discernir o caminho de sua vida.

 

Lógica de Projeto

O Sínodo dos Bispos sobre os Jovens destacou a necessidade de desenvolver processos pastorais completos e estruturados. Por isso, o documento de introdução às Catequeses reforça a importância de suscitar e acompanhar projetos com os jovens, porém sem impor trajetos. São eles mesmos, os jovens, os convidados a desenvolver propostas que os transformem sempre mais em discípulos missionários.

Os projetos também ajudam na capacidade criativa da juventude, no trabalho em equipe, no desenvolvimento de competências, no crescimento e no discernimento da vocação.

 

Estrutura dos encontros

Os encontros catequéticos preparatórios à JMJ Lisboa 2023 proporcionam um encontro com Jesus através da Sua Palavra tomando como ponto de partida a experiência de vida pessoal e comunitária dos jovens. Cada encontro é dividido em 9 momentos, sendo eles:

  1. Prepara-te: ambientação e introdução ao espírito do encontro
  2. Escuta: leitura da Palavra de Deus
  3. Acolhe: os jovens são desafiados a confrontar a Palavra escutada com a própria vida
  4. Interroga-te: silêncio e reflexão para interrogar a própria vida partindo da Palavra de Deus
  5. Reza: momento de oração em grupo
  6. Levanta-te: desafio e compromisso transformador
  7. Continua: aprofundamento individual  em grupo
  8. Sim, creio: apontamento do Catecismo da Igreja Católica, consolidando a experiência vivida à luz da fé da Igreja

 

Os materiais estão disponíveis para download no site oficial da JMJ Lisboa 2023 – acesse aqui!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email