Dias nas Dioceses: Jovens estão em Portugal vivenciando experiências na pré-JMJ

Dias nas Dioceses: Jovens estão em Portugal vivenciando experiências na pré-JMJ

Grupo de peregrinos do Brasil, Polônia e Portugal em Canelas, Porto. (Créditos: Jovens Conectados/CNBB)

Já cá estamos! Inúmeros brasileiros desembarcaram em Portugal e participam do “Dias nas Dioceses”, a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa! Um grupo desses jovens, com membros da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, está na Diocese do Porto, na Paróquia São João Batista, em Canelas, comunidade que também está acolhendo um grupo de jovens poloneses.

A Paróquia preparou um extenso calendário de atividades culturais, confraternização e de oração. Os jovens chegaram no dia 26 de julho e foram recepcionados com coração aberto e pastéis de nata, doce tradicional português. Eles estão acolhidos pelas famílias da comunidade em suas casas, proporcionando um contato entre gerações e uma rica experiência de convívio. À noite, os jovens assistiram e dançaram músicas tradicionais portuguesas com um grupo de resgate cultural da comunidade, que vê na importância da história uma grande herança para os jovens.

Logo no início da manhã desta quinta-feira, 27, o grupo partiu em caminhada rumo à pequena Capela do Senhor do Calvário, localizada em uma colina próxima ao centro da vila. O caminho pelos vilarejos, cercado pela natureza, auxiliou no clima de espiritualidade. Na chegada à Igreja, com vista para o mar, os jovens se reuniram para a oração de manhã. A partir de depoimentos, músicas, e, principalmente, pela Palavra de Deus, o grupo pediu a proteção de Deus a partir dos mistérios da morte e da ressurreição de Jesus, meditada especialmente neste espaço pela população local.

Visitas culturais e convivência

Divididos em dois grupos, os jovens puderam participar de uma imersão na cultura, na história e na educação da região de Canelas. Parte dos peregrinos foi a uma Escola para conhecer o Projeto “Sim, Somos Capazes”, que acolhe pessoas com deficiência para oficinas e vivências. No espaço, conheceram ambientes como a horta, estufas para cultivo de hortaliças e cogumelos, e até um galinheiro que fornece ovos para preparações culinárias do próprio Projeto. A iniciativa acolhe adolescentes e jovens com deficiência, como a Síndrome de Down, para oficinas como costura, artesanato, culinária e música. Para encerrar a experiência na Escola, os peregrinos assistiram a uma apresentação musical dos jovens atendidos pelo Projeto, com direito a música brasileira e ao Hino da JMJ 2023.

Já o segundo grupo fez uma visita ao museu Solar Condes de Rezende, antigamente designado como Quinta da Costa ou Casa de Canelas, residência que recebeu as mais ilustres figuras da cena política e cultural da cidade, como o escritor Eça de Queiroz. Foi o momento, também, de unir a história do país ao Brasil e saber curiosidades de personagens históricas como Dom Pedro IV, como é conhecido para os portugueses Dom Pedro I.

(Créditos: Jovens Conectados/CNBB)

Para encerrar os primeiros dias, os jovens foram ao centro da cidade para conhecer a Sé do Porto, que é a Catedral da Diocese, Igreja histórica inaugurada em 1737, e um evento de música católica.

JUNTOS NA JMJ | Acompanhe todos os momentos da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. Siga nossas redes sociais!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email