“Ficaram saciados”: Dioceses de diferentes regiões do Brasil celebraram o Dia Nacional da Juventude

“Ficaram saciados”: Dioceses de diferentes regiões do Brasil celebraram o Dia Nacional da Juventude

A festa das juventudes foi celebrada neste domingo, 29 de outubro em várias localidades do Brasil. Dioceses de diferentes regiões do país reuniram suas expressões juvenis para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que neste ano teve como lema “E todos ficaram saciados” (Lc 9, 17). A temática refletida durante o DNJ 2023 seguiu a tradição de aprofundar a reflexão da Campanha da Fraternidade, neste ano sobre a fome.

O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso, saudou todas as dioceses, paróquias e comunidades que celebraram neste domingo, 29 de outubro, o Dia Nacional da Juventude: “Parabéns pelo vosso testemunho, alegria e compromisso, jovem evangelizando jovem”. Ele desejou que a celebração do DNJ fosse “um tempo de graça para as juventudes de nosso país”.

Dom Vilsom no DNJ23 de Tocantinópolis-TO.

Minas Gerais

Na diocese de Guaxupé, o evento foi realizado em Cássia (MG), onde está localizado o Santuário Diocesano de Santa Rita. Os jovens participaram de uma manhã com palestras e momentos de oração. À tarde, houve caminhada do ginásio poliesportivo até o Santuário, onde foi realizada uma adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa.

Amazonas

Em Manaus (AM), foi realizada uma vigília para a celebração do DNJ. A Eucaristia que deu início às atividades foi presidida pelo bispo auxiliar, dom Tadeu Canavarros. O evento contou com momentos de animação, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Rio Grande do Sul

Na Diocese de Osório, no Litoral Norte gaúcho, cerca de 800 participantes estiveram presentes na Vila São João, em Torres (RS), para celebrar sua fé e espiritualidade. Diversos grupos e movimentos juvenis de diferentes carismas estiveram presentes, além de membros das comissões diocesanas da Pastoral da Comunicação (Pascom), Comissão Missionária Diocesana (Comidi), Serviço de Animação Vocacional (SAV) e religiosas de algumas congregações presentes na diocese.

A programação do DNJ incluiu uma manhã animada com música, danças e brincadeiras, seguida por catequeses que abordaram temas relevantes do subsídio para o Dia Nacional da Juventude. Os jovens também participaram de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São José Operário. Houve ainda um bate-papo sobre vocação, apresentações culturais. O ponto alto do evento foi a missa presidida pelo bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.

Foto: reprodução/diocese de Osório (RS)

Maranhão

No Maranhão, várias dioceses celebraram o DNJ. Na diocese de Brejo, como gesto concreto, as juventudes elaboraram uma Carta Propositiva para o Governo do Estado. O objetivo é fazer ecoar os gritos de fome do Baixo Parnaíba, em especial, Fome de Políticas Públicas para a Juventude.

Na arquidiocese de São Luís, os jovens reuniram-se no Convento das Mercês, onde tiveram momentos de animação, palestras, celebração e louvor. O DNJ para eles também foi marcado pela solidariedade. As juventudes ali reunidas conseguiram arrecadar alimentos não perecíveis, e montaram cestas que já foram distribuídas para as comunidades carentes da grande São Luís.

No sul do Maranhão, em Carolina, as juventudes percorrem com muita animação ruas e avenidas da cidade. Em Grajaú, Pinheiro e Viana, as juventudes reuniram-se para momentos de espiritualidade e animação.

Piauí

Na Diocese de Campo Maior, quatro cidades receberam o evento: Campo Maior, Barras, Alto Longá e São Miguel do Tapuio. O DNJ contou com animação e louvor, catequese sobre a temática deste ano, adoração ao Santíssimo Sacramento, caminhada e a celebração da santa missa. O bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, participou em Campo Maior. Ele destacou que celebrar o DNJ é celebrar as lutas e as conquistas da juventude, celebrar a unidade entre as diversas expressões juvenis e a alegria do seguimento em Jesus Cristo.

“O plano pastoral e missionário também visa motivar a juventude a assumir um papel evangelizador na Igreja e na sociedade, mas também incentivar a atuação dos jovens nas diversas instâncias governamentais e organizações civis de reflexão e elaboração de políticas públicas com o objetivo de promover a vida plena para todos”, disse dom Francisco.

Dom Francisco de Assis, bispo diocesano, participou em Campo Maior.
Dom Francisco de Assis, bispo diocesano, participou em Campo Maior | Foto: Ryan Andrade

Ainda de acordo com dom Francisco, é preciso um olhar atento aos jovens que ainda não tiveram o privilégio de fazer uma experiência de vida em Cristo e àqueles que se encontram feridos pela desigualdade social tão forte na atualidade: “O papel dos jovens na missão da Igreja é insubstituível. Mas precisamos ter um olhar especial para aqueles que ainda estão fora dela. São muitas as situações relativas à violência, às exclusões e marginalizações, à tantas angústias, fruto do descaso, do desemprego, da falta de oportunidades e, inclusive, da fome”, falou.

Outras dioceses do Brasil celebraram neste domingo e ainda há as igrejas particulares que devem realizar seus eventos nas próximas semanas. Confira alguns registros partilhados no Instagram pelos Jovens Conectados.

Foto de capa: @setorjuventudeparanavai
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email