Conheça os bispos eleitos para a Comissão Episcopal para a Juventude para o quadriênio 2023-2027

Conheça os bispos eleitos para a Comissão Episcopal para a Juventude para o quadriênio 2023-2027

Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeram, na quarta-feira, 21 de junho, os dois membros da Comissão Episcopal para a Juventude, para o quadriênio 2023-2027. Eles estarão ao lado do bispo de Imperatriz (MA) e presidente do colegiado, dom Vilsom Basso, na condução das ações pastorais voltadas para as diversas expressões juvenis do Brasil. São eles dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), e dom Antônio Fontinele, bispo de Humaitá (AM).

Dom Darley José Kummer

Darley José Kummer nasceu no município de Roca Sales (RS), no dia 12 de maio de 1967. Foi ordenado presbítero em 13 de janeiro de 1996. Em sua formação acadêmica, possui especialização em Juventude (2000 a 2001). De 1997 a 2001, foi assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude de 1997 a 2001.
Foi nomeado bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre em 10 de abril de 2019 e ordenado em 8 de junho do mesmo ano.  Em maio, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Juventude do Regional Sul 3.

Dom Antônio Fontinele

Bispo de Humaitá (AM), dom Antônio Fontinele de Melo nasceu em 9 de maio de 1968, em Camocim (CE). Foi ordenado presbítero da arquidiocese de Porto Velho (RO) em 18 de setembro de 1999. Além da formação em Filosofia e Teologia, é especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Sagradas Escrituras.
Entre os diversos serviços desempenhados em Porto Velho, atuou como professor de Introdução à Sagrada Escritura e de Gestão Eclesial. No regional Noroeste da CNBB, coordenou a Comissão Regional de presbíteros, de 2002 a 2005, e foi assessor das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Noroeste de 2009 a 2012.

Dom Vilsom Basso

Dom Vilsom Basso, SCJ, nasceu em 16 de fevereiro de 1960. Fez sua profissão religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. É o bispo diocesano de Imperatriz, no Maranhão. Seu lema episcopal é “Ecce Venio Domine” (“Eis-me aqui, Senhor”).
Dom Vilsom fez seus estudos de filosofia em Brusque/SC, e de teologia, em TaubatéqSP. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia). Foi Ordenado presbítero em 1985. No estado do Maranhão, foi vigário nas paróquias de Santa Inês e Alto Alegre, e pároco em Santa Luzia e no santuário Nossa Senhora da Conceição, em São Luís. Posteriormente atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas.
Em março de 2010 foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, por ordem do papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal no dia 30 de maio daquele mesmo ano a partir das mãos de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. No dia 19 de junho de 2010, foi empossado como o quarto bispo daquela diocese. No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo da diocese de Imperatriz, no Maranhão, transferido da diocese de Caxias pelo Papa Francisco. De 2019 a 2023 esteve à frente da presidência da Comissão unido à Dom Nelson Francelino acompanhado de Dom Antônio de Assis e Dom Amilton Manoel.

A Comissão para a Juventude

A Comissão Episcopal para a Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização dos jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 da CNBB – “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

Assessores

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, o nomes dos assessores que estarão a serviço do Secretariado Geral da entidade e das doze Comissões Episcopais Permanentes no quadriênio 2023-2027. Para a Comissão Episcopal para a Juventude, foram nomeados:

Pe. Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB (assessor interno)
Religioso salesiano, é graduado em Filosofia, tem especialização em Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Administração Escolar.

Pe. Antonio Ramos do Prado, SDB (assessor externo)
Salesiano, é mestre em Pastoral Juvenil e Teologia Pastoral. Continua na assessoria da Comissão.

da redação com informações da CNBB. (atualizado dia 23/06/23)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email