Um pontificado aberto à juventude: CEPJ celebra os 10 anos do pontificado do Papa Francisco

Um pontificado aberto à juventude: CEPJ celebra os 10 anos do pontificado do Papa Francisco

PARABÉNS, PAPA FRANCISCO PELO SEU PONTIFICADO ABERTO À JUVENTUDE.

por Dom Nelson Francelino Ferreira,
bispo de Valença (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Em um contexto de desconfiança generalizada em relação a todas as instituições e de falta de referências credíveis para os jovens, o Papa Francisco assim como um tecelão fez incursões no coração das novas gerações. Em consonância com o nome que escolheu, o que é particularmente apreciado nele é que é percebido como mais próximo das pessoas do que das hierarquias, a atenção aos menos favorecidos e a referência constante não só aos valores, mas também à concretude de problemas sociais.

Todos os aspectos que o colocam diretamente em sintonia com os mais novos, tanto nas questões abordadas como na forma como as aborda e comunica. O Papa Francisco é capaz, ao mesmo tempo, de encarnar autenticamente os valores católicos e de captar as novidades que chegam da sociedade, um consenso tão amplo que não se limita apenas aos católicos.

Para além da família, neste contexto histórico é difícil encontrar figuras em quem as novas gerações depositem grande confiança e depositem amplas expectativas positivas. Os Jovens sentem uma proximidade afetiva e uma tensão moral em relação à qual depositam grandes expectativas, sobretudo no que diz respeito à atenção aos problemas sociais e ao comportamento exemplar dos cristãos.

Em 10 anos de Pontificado, a MISERICÓRDIA foi um termo, uma verdadeira senha nova, que reúne e explica os traços constitutivos do seu Pontificado em atenção aos pobres e as “periferias”.

Ele confiou nos jovens e confiou-lhes o futuro da sua própria missão: «Ide, fazei discípulos»; ir além dos limites do que é humanamente possível”. E inversamente  “ […] os jovens têm fé em Cristo: não têm medo de arriscar a única vida que têm com Ele, porque sabem que não serão decepcionados”.

Obrigado papa Francisco, pelo incentivo continuo ao trabalho com a Juventude.

“Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “aproveitar” o momento, que não vale a pena se comprometer para a vida toda, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, porque não se sabe que amanhã. Em vez disso, peço-vos que sejais revolucionários, peço-vos que vás contra a maré; sim, nisto vos peço que vos rebeleis contra esta cultura do provisório que, no fundo, vos julga incapazes de assumir responsabilidades, vos crê incapazes de amar verdadeiramente”.

Rezemos todos pelo Papa:

“Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o vosso servo, o Papa Francisco, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, Vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progridam na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email