Dom Vilsom Basso é eleito presidente da CEPJ para o quadriênio 2023-2027

Dom Vilsom Basso é eleito presidente da CEPJ para o quadriênio 2023-2027

Foi eleito na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, o novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz no Maranhão. Em resposta à pergunta se aceita a missão, o prelado respondeu: “Primeiro lugar quero agradecer à confiança dos senhores bispos e por amor à Igreja e às Juventudes, digo sim!”.

Anteriormente, presidiram a CEPJ Dom Eduardo Pinheiro da Silva, de 2011 a 2015, com Dom Vilsom Basso e Dom Bernardino Marchió como membros; de 2015 a 2019 presidiu Dom Vilsom Basso, e eram membros Dom Antônio Emídio Vilar e Dom Nelson Francelino. De 2019 a 2023 esteve à frente da presidência Dom Nelson Francelino acompanhado de Dom Antônio de Assis e Dom Amilton Manoel.

Dom Vilsom Basso, SCJ, nasceu em 16 de fevereiro de 1960. Fez sua profissão religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. É o bispo diocesano de Imperatriz, no Maranhão. Seu lema episcopal é “Ecce Venio Domine” (“Eis-me aqui, Senhor”).

Dom Vilsom fez seus estudos de filosofia em Brusque/SC, e de teologia, em TaubatéqSP. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia). Foi Ordenado presbítero em 1985. No estado do Maranhão, foi vigário nas paróquias de Santa Inês e Alto Alegre, e pároco em Santa Luzia e no santuário Nossa Senhora da Conceição, em São Luís. Posteriormente atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas.

Em março de 2010 foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, por ordem do papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal no dia 30 de maio daquele mesmo ano a partir das mãos de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. No dia 19 de junho de 2010, foi empossado como o quarto bispo daquela diocese. No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo da diocese de Imperatriz, no Maranhão, transferido da diocese de Caxias pelo Papa Francisco.

A Comissão para a Juventude

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n. 193) à luz do Documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

A Comissão foi criada por decisão da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011, a partir do Setor Juventude, anteriormente vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Com informações da CNBB.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email