RDJ: “Uma Pastoral Sinodal, que caminha junto e tem lugar para todos”, diz Dom Vilsom Basso

RDJ: “Uma Pastoral Sinodal, que caminha junto e tem lugar para todos”, diz Dom Vilsom Basso

O Santuário Nacional de Aparecida respira juventude. Reunidos na Casa da Mãe, no interior de São Paulo, mais de quatrocentos participantes estão no XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, que teve início nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, com o tema: “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao seu lado, o Magistério do Papa Francisco para as juventudes.”. Foram dois dias de importantes reflexões sobre o trabalho da Pastoral Juvenil, especialmente com o projeto de evangelização trienal “ao seu lado”. 

Para Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, o encontro é um despertar para o amor com e para as juventudes. A partir do documento final do Sínodo dos Jovens, a exportação pós-sinodal Christus Vivit e à luz do magistério do Papa Francisco, o bispo traçou algumas reflexões sobre a juventude como “prioridade pastoral histórica” para a Igreja.   

“É preciso que resgatemos o Sínodo e sua importância, visto que a pandemia nos atrapalhou nesse processo. Como o documento final traz, contudo, é preciso que possibilitemos para esta prioridade, que é a juventude, tempo, energia e recursos financeiros. Repitamos comigo: tempo, energia e recursos financeiros”, salientou.

Uma pastoral sinodal

Dom Vilsom refletiu ainda sobre as mudanças sociais e culturais que atingem os jovens, despertando para que a Pastoral Juvenil que só pode ser sinodal, de caminhar juntos. “E é isto que estamos fazendo aqui neste encontro com tantas e diversas expressões juvenis. Somos uma Pastoral Juvenil sinodal e que tem lugar para todos. Nós queremos caminhar juntos. E para ser uma pastoral sinodal é preciso privilegiar a linguagem da proximidade, do amor desinteressado que toca o coração e desperta sonhos. É a gramática do amor”.

Continuar a Jornada Mundial da Juventude

O entusiasmo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 também foi lembrado no início do encontro. Dom Vilsom salientou uma importante mudança que viu na programação desta edição da JMJ. “Participei de cinco jornadas e fui condutor de 15 catequeses no encontro. Em Lisboa, foi a primeira vez que as catequeses foram temáticas. No primeiro dia, ecologia integral, inspirada na encíclica Laudato Sì, e no segundo dia, a fraternidade. O Papa coloca em nossas mãos cuidar do mundo, da nossa casa comum. Foi o Papa Francisco dizendo: se os adultos não dão conta, cuidamos nós do mundo. Se o mundo vive em guerra, nós vivamos na paz, no acolhimento, misericórdia e perdão. É preciso que continuemos com este entusiasmo da JMJ”, refletiu.

Projeto “ao seu lado”

Todos os participantes receberam uma cópia do projeto trienal de evangelização da juventude no Brasil. Ele foi construído a partir da contribuição de todo o país através de análise do projeto anterior “Ide”, escuta e reflexão das diversas expressões juvenis e o encontro de Revitalização, realizado em junho de 2022 em Niterói (RJ). 

“O projeto tem como temática a passagem bíblica dos discípulos de Emaús, narrado no Evangelho de Lucas. Esta passagem nos mostra que Jesus caminha junto, escuta o que trazemos no coração, senta à mesa conosco, nos alimenta com sua Palavra e pão e nos envia em missão. É assim que creio que podemos ser como pastoral para e com as juventudes”, disse o presidente da comissão.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email