XIV Estação
JESUS É SEPULTADO

“No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo.”
(João 19, 41 – 42)

MEDITAÇÃO

Jesus morreu, mas se foi apenas por um momento. Enquanto seus amigos sepultavam seu corpo, Ele criava o mundo de novo. Ninguém sabia o que estava acontecendo, havia silêncio. Mas as horas da morte já tinham sido contadas e a manhã da ressurreição aproximava-se. A melhor receita para viver eternamente é estar perto da Fonte da Vida, ser amigo de Jesus e não abandoná-lo.

SEJA COMO JESUS: CONFIE NO PAI, EM DEUS, QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.

CURIOSIDADE

A poucos passos da pedra da unção se encontra a “capelinha” onde está o Sepulcro em si e tem o nome de “edícula”. Durante o ano, milhares de pessoas fazem filas para entrar na edícula e também tocar, beijar, sentir, fazer suas orações diante da pedra do Sepulcro.
Na edícula, há uma passagem, a Capela do Anjo, que leva ao interior onde, à direita, está o mármore da rocha em que o corpo de Cristo foi posto.
Dentro da Basílica do Santo Sepulcro, estão presentes diferentes denominações cristãs regidas pelo Status quo, uma coleção de tradições e regras, que estabelecem as relações, atividades e movimentos o realizados na igreja. O acordo foi assinado em 8 de fevereiro de 1852.
É necessário recordar que além dos latinos, as comunidades oficiais no Santo Sepulcro são: os gregos, armênios, coptas e sírios. Com isso, cada mudança, por mais simples que seja, requer o acordo de todas as comunidades.
Alguns exemplos de algumas curiosidades: duas famílias muçulmanas têm o privilégio de proteger a porta da igreja; uma escada na fachada da igreja não pode ser retirada, e durante a Quaresma uma outra é colocada atrás da pedra da unção. 

ACESSO RÁPIDO

Acesse as outras estações da via sacra

I ESTAÇÃO

II ESTAÇÃO

III ESTAÇÃO

IV ESTAÇÃO

V ESTAÇÃO

VI ESTAÇÃO

VII ESTAÇÃO

VIII ESTAÇÃO

IX ESTAÇÃO

X ESTAÇÃO

XI ESTAÇÃO

XII ESTAÇÃO

XIII ESTAÇÃO

XIV ESTAÇÃO