X Estação
JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

“Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés.” (Lucas 15, 20 – 22)

MEDITAÇÃO

O pior ladrão não é aquele que rouba as suas coisas, mas aquele que rouba o seu tempo, seus sonhos e a sua felicidade. É satanás quem procura roubar-lhe a esperança para que deixe de crer que como um filho de Deus tem direito à herança, à liberdade e à felicidade eterna. Deus não aponta os nossos pecados. Ele somente procupa-se quando não voltamos para Ele por muito tempo. 

SEJA COMO JESUS: HAJA O QUE HOUVER, LEMBRE-SE SEMPRE DA SUA DIGNIDADE COMO UM FILHO DE DEUS.

CURIOSIDADE

Entramos na Basílica do Santo Sepulcro e subimos uma íngreme escadaria em direção ao Calvário. A partir da décima até a última, todas as estações são rezadas dentro da basílica.

Diretamente abaixo do Gólgota está a chamada "Capela de Adão", uma apresentação visual da teologia de São Paulo para quem Cristo, o Novo Adão, redimiu a culpa do primeiro Adão. As mesmas pedras da parte superior foram conservadas e também estão nessa capela.

Através de uma placa de vidro, pode-se ver esta rocha verticalmente, em menção ao que está no Evangelho de São Mateus diz (Mt 27,51): "E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas". Sendo assim, de acordo com a tradição, a rachadura permitiu que o sangue de Cristo caísse e, assim, redimisse, Adão, que se pensava ter sido enterrado aqui.

Para os primeiros cristãos, essa também foi a origem do nome do Gólgota: o lugar do crânio. Esta tradição inspirou a iconografia da Cruz, que coloca um crânio e rios de sangue ao pé da Cruz e, frequentemente, uma pequena caverna.

ACESSO RÁPIDO

Acesse as outras estações da via sacra

I ESTAÇÃO

II ESTAÇÃO

III ESTAÇÃO

IV ESTAÇÃO

V ESTAÇÃO

VI ESTAÇÃO

VII ESTAÇÃO

VIII ESTAÇÃO

IX ESTAÇÃO

X ESTAÇÃO

XI ESTAÇÃO

XII ESTAÇÃO

XIII ESTAÇÃO

XIV ESTAÇÃO