XI Estação
JESUS É PREGADO NA CRUZ

“A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus! Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam: Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: Este é o rei dos judeus.” (Lucas 23, 35 – 38)

MEDITAÇÃO

Jesus foi ameaçado de morte muitas vezes, e as pessoas procuravam capturá-lo. No entanto, Jesus sempre livrava-se do perigo. Você se lembra de como eles o conduziram à beira de um penhasco para matá-lo? Ele caminhou entre eles e foi embora. O que aconteceu realmente? Talvez estas pessoas não estivessem em condições de suportar ou compreender como Ele, apesar de tudo, olha para elas? Seus olhos cheios de amor puderam fazer os agressores desistir. Ao final, Jesus morreu, mas ninguém tirou-lhe a vida, ele a ofereceu por si mesmo. Talvez aqueles que pregaram-lhe na cruz evitaram o Seu olhar?

SEJA COMO JESUS: VENÇA COM O AMOR

CURIOSIDADE

À direita do do Calvário em si, está a Capela da Crucificação, pertencente à Igreja Católica de rito latino, na qual décima e décima primeira estações da Via-sacra são celebradas comemorando Jesus.

As decorações e os mosaicos são restaurações do século XX. Entre as duas capelas está o Altar de Nossa Senhora das Dores. O busto da Virgem Maria é um presente da Rainha Maria de Portugal (1778). 

ACESSO RÁPIDO

Acesse as outras estações da via sacra

I ESTAÇÃO

II ESTAÇÃO

III ESTAÇÃO

IV ESTAÇÃO

V ESTAÇÃO

VI ESTAÇÃO

VII ESTAÇÃO

VIII ESTAÇÃO

IX ESTAÇÃO

X ESTAÇÃO

XI ESTAÇÃO

XII ESTAÇÃO

XIII ESTAÇÃO

XIV ESTAÇÃO