RETROSPECTIVA JC 2018: Confira tudo o que rolou no ano do Sínodo dos Jovens

RETROSPECTIVA JC 2018: Confira tudo o que rolou no ano do Sínodo dos Jovens

O ano de 2018 foi muito especial para os jovens do mundo inteiro! A Igreja se dedicou em ouvi-los, escutar os seus anseios e acolher suas propostas, através do “Sínodo da Juventude”. Durante este processo sinodal e em tantos outros momentos de protagonismo juvenil, o Jovens Conectados esteve presente, trazendo para você as principais informações e notícias destes acontecimentos.

Por isso o dia hoje é de retrospectiva: Confira os momentos marcantes deste ano em que o JC conectou você com experiências incríveis!

JANEIRO | Lançamento do Projeto “Rota da Vida” e Pós-graduação em acompanhamento juvenil

Baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência” e no lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), nasce o ROTA DA VIDA, projeto promoveu a valorização da vida e combate à violência.

Muitas capitais receberam a “caravana da Vida”, que expunha, através de seminários e palestras, um pouco da realidade realidade juvenil no Brasil a partir do Mapa da Violência 2016. Clique aqui, e saiba mais sobre o Rota da Vida.

 

Um momento para alargar os horizontes! Lideranças juvenis de todo o país participaram no início do mês de janeiro do curso de Pós-graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens, uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Centro Universitário Salesiano (Unisal). O curso realizado em São Paulo (SP), teve mais um módulo presencial no período de 02 a 14 de Janeiro, contando com a participação de 37 alunos, vindos das cinco regiões do Brasil. Saiba mais sobre o curso de pós graduação clicando aqui.

MARÇO | Reunião da CEPJ, Reunião Pré-Sinodal, lançamento do “Deus é Jovem e gravação do hino da JMJ 2019 em Português

Nos dias 15 e 16 de março a XVI, em Brasilia (DF), foi realizada a reunião da CEPJ (Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude) com a participação dos 18 bispos e padres referenciais da juventude da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.  A reunião teve como objetivo partilhar a caminhada de cada regional da juventude, ao todo são 18 regionais espalhados pelo Brasil. Estiveram em pauta a discussão sobre os encaminhamentos de preparação do Sínodo, encaminhamentos do Projeto IDE, a ampliação da compreensão dos cursos de formação de lideranças, assessores e acompanhantes de jovens da CNBB – também foram lançados os livros de compilação dos mesmos cursos. Confira mais informações sobre este momento!

 

A Reunião pré-sinodal foi um momento grandioso, no qual o Papa Francisco afirmou que os jovens precisam ser levados a sério! Realizada de 19 a 24 de março, em Roma, a reunião pré-sinodal, teve  por objetivo  oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Bispos e autoridades da Igreja, que estiveram no sínodo da juventude, seus pontos de vistas, ideias, críticas e propostas. O evento contou com a presença de 300 jovens, que representaram as juventudes dos cinco continentes. Além disso, milhares de jovens do mundo inteiro interagiram e responderam aos questionários através da internet. Clique aqui e veja mais sobre a reunião Pré-Sinodal. 

 

O livro-entrevista mais esperado de todos os tempos: Deus é jovem! Nesta obra, o Papa Francisco conversa com o jornalista Thomas Leoncini dirigindo-se aos jovens de todo o mundo, de dentro e fora da Igreja, e com firmeza e paixão, analisa os grandes temas da atualidade. O resultado é um diálogo corajoso, intimo e memorável. O livro foi lançado em todo o mundo no dia 20 de março. No Brasil, a publicação ficou sob a responsabilidade da Editora Planeta, tendo como tradutor oficial o Padre João Carlos Almeida, SJC (Padre Joãozinho). Ainda não conhece o “Deus é Jovem”? Então clique aqui e fique por dentro desta obra maravilhosa!

Mais de 25 cantores católicos e um único desejo: dar voz ao “Faça-se” que seria cantado por todos os jovens de língua portuguesa! Sob a coordenação da cantora católica Ziza Fernandes e da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a gravação em português do hino da JMJ aconteceu nos dias 26 e 27 de março, reunindo 29 cantores católicos do país. O projeto também contou a atuação da equipe jovem de comunicação da CEPJ, os “Jovens Conectados”, que desempenhou um trabalho de cobertura e divulgação desta produção e veiculou o lançamento o hino para os brasileiros. Veja mais sobre estes dias de trabalho intenso!

ABRIL | Romaria da juventude e escolha dos Bispos represantes do Brasil no Sínodo

Jovens de todo o país já vivenciaram momentos de fé e alegria, na Romaria da Juventude, realizada no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 21 de abril. O tema do evento neste ano foi “Maria: modelo de jovem leigo e leiga”, baseado no “Ano do Laicato” proposto pela CNBB, que pede aos jovens que saiam em missão e levem a Boa Nova às pessoas. Confira tudo o que aconteceu na Romaria da juventude 2018. 

 

 

Durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP), de 11 a 20 de abril, foram escolhidos os representantes do episcopado brasileiro para Sínodo da Juventude: Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a JuventudeDom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jaboticabal (SP), que já foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, no período de 2011 a 2015; Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente para a Comissão Episcopal para os Ministério Ordenados e a Vida Consagrada. Dom Jaime coordenou o processo de elaboração do documento sobre a formação sacerdotal aprovado na 56ª Assembleia Geral da CNBB. O quarto membro foi o bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, que exerce a função de bispo referencial dos Ministérios e Vocações no Nordeste 3. Além destes, O cardeal Sergio da Rocha (arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB) foi nomeado pelo papa Francisco como relator geral do sínodo.

MAIO | Laçamento do hino da JMJ em português e reunião da coordenação da Pastoral Juvenil e dos Jovens Conectados

Respondendo ao chamado de Deus, em ritmo panamenho! Na do dia 14 de maio,  foi lançado clipe do Hino Oficial em língua portuguesa da jornada do Panamá: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. O Hino da JMJ 2019 traz como base o trecho do Evangelho de Lucas que narra a resposta de Maria à vontade de Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), lema escolhido pelo Papa Francisco para XXXII jornada mundial da juventude, que acontecerá no Panamá, de 22 à 27 de Janeiro. Confira a versão em Português do hino da JMJ 2019. 

 

Reunidos para avaliar e planejar! A Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN) e a Equipe Jovem de Comunicação, que fazem parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) se reuniram em Brasília-DF, de 25 a 27 de maio, para discutir os trabalhos já realizados  e planejar os eventos previstos em calendário, com destaque para o julho das juventudes, Projeto Ide e o XV Sínodo 2018. O evento teve a orientação do Pe. Antônio Ramos do Prado, assessor nacional da Juventude. Clique aqui e saiba mais sobre este momento tão importante para os trabalhos juvenis de evangelização no Brasil.

JUNHO | Encontro preparatório para a JMJ 2019

O Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019 e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, do Vaticano, promoveram de 6 a 10 junho o 2º Encontro Preparatório da JMJ. Delegados de diversos países e movimentos participaram e acompanharam os preparativos para a jornada, que acontecerá na Cidade do Panamá em janeiro do ano que vem.

Layla Kamila, da equipe Jovens Conectados, foi escolhida  como delegada brasileira pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para participar da reunião. Clique aqui e saiba mais deste momento de preparação para JMJ 2019.

JULHO | “Julho das Juventudes” contou com diversos encontros

Um mês repleto de eventos! Não à toa foi chamado de “Julho das Juventudes”, o mês contou com diversos encontros. De 11 a 15 de Julho, muitos jovens se encontraram no Rio de Janeiro (RJ) para momentos de formação e partilha no Encontro Nacional dos Jovens de Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC).

Nos dias 20, 21 e 22, foi a vez das congregações e dos grupos paroquiais estarem reunidos em São Paulo (SP) no Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações( ENC) e o #Conecta, Encontro Nacional para Lideranças Juvenis e os Assessores Adultos dos Grupos Jovens Paroquiais, pastoral dos Adolescentes e do Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC), onde puderam apresentar as suas experiências na evangelização da juventude.

Já em Goiânia-GO, nos dias 09 a 13, aconteceu o 5º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil do Meio Popular (PJMP), que teve como tema “Águas e profecias luzes no Meio Popular gerando vidas e o lema: Juventude e seu protagonismo resistência e liberdade”.

Clique aqui e acompanhe tudo o que aconteceu nos eventos.

Ainda em julho, o projeto Jovens Conectados esteve no 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, em Aparecida/SP, e compartilhou sobre a experiência do site e da evangelização pelas redes sociais. O convite foi feito pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, responsável pelo encontro, que aconteceu de 19 a 22 de julho com o tema “Comunicação e Igreja”, reunindo cerca de 500 agentes da Pascom, jornalistas, assessores de imprensa de dioceses e pesquisadores. Clique aqui para saber mais.

AGOSTO | Os cursos em EAD da Comissão

A formação é um dos principais eixos de trabalho da Pastoral Juvenil no Brasil. Em agosto, foram abertas as inscrições para novas turmas dos cursos gratuitos de Educação à Distância (EAD) da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB  para os cursos de “Liderança e Coordenação de Jovens” e de “Assessores de Jovens”, e teve como novidade o curso de “Políticas Públicas”. Os cursos tiveram duração de três meses e com direito a certificado!

Clique aqui e confira as informações sobres os cursos oferecidos >

SETEMBRO | Encontro de Responsáveis Diocesanos e Adultos em Brasília

Nos dias 7 e 8 de setembro aconteceu o XII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e Adultos das Expressões Juvenis da CNBB (ENRDJ), importante evento que reunirá adultos que trabalham com a juventude no Brasil. O encontro foi realizado no Colégio Dom Bosco, em Brasília/DF.

Para o assessor da comissão, Pe. Antônio Ramos Prado, o encontro foi um importante momento de partilha dos trabalhos que são realizados nas diversas realidades do Brasil e nas diferentes expressões juvenis, mostrando a riqueza de carismas e ações na Igreja para os jovens.

O XVI ENRDJ contou com a presença de 168 participantes, de várias (Aqui)Dioceses do Brasil, que puderam, além de partilhar experiências dos trabalhos de evangelização da juventude, ouvir sobre a mística e a espiritualidade que deve envolver as iniciativas missionárias para os jovens. Clique aqui e confira como foi o encontro.

OUTUBRO | Sínodo dos Jovens  e DNJ

O mês de outubro de 2018 com certeza não foi um mês qualquer para a juventude e para a Igreja como um todo. Durante todo o mês, aconteceu no Vaticano o Assembleia Geral dos Bispos (chamada de Sínodo) com a temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Apesar do caminho sinodal ter começado bem antes com o questionário, reunião pré-sinodal etc., o denominado Sínodo dos Jovens teve seu grande momento em outubro, quando bispos, jovens e convidados estiveram com o Papa Francisco para pensar a juventude no mundo atual e como a Igreja pode ajudá-la na vida social e de fé.

Durante todo o mês, o Jovens Conectados fez uma cobertura completa e exclusiva, o que contou com um hot site especial – lançando em setembro – e postagens com as reflexões de cada dia, como uma verdadeiro diário sinodal. Um grande destaque foi a participação brasileira com os bispos – entre eles Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB – e do jovem Lucas Galhardo. Ao final do Sínodo, foi entregue ao Papa Francisco um documento final e os bispos escreveram uma carta a todos os jovens. Clique aqui e confira tudo o que aconteceu com a #ConectadosNoSínodo

Com o tema “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33), o mês de outubro foi também de Dia Nacional da Juventude (DNJ), que animou os jovens de todo o Brasil. Clique aqui e confira tudo sobre o DNJ 2018.

E o mês ainda contou com o lançamento da loja oficial do Jovens Conectados: a JC Store, a nova loja da galera que vive conectada, que promove a paz, a alegria e a Boa Nova. Quem amava o JC agora podia vestir literalmente a camisa do projeto! Já encontrou na loja? Clique aqui.

 

 

NOVEMBRO | Lançamento da Romaria Nacional da Juventude 2019

Em novembro mais uma novidade muito esperada foi revelada: aconteceu o lançamento da Romaria Nacional da Juventude 2019. O encontro dos jovens na Casa da Mãe Aparecida acontecerá no dia 27 de abril de 2019 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a partir das 13h30. A Romaria é promovida pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Jovens Conectados, Jovens de Maria e Santuário Nacional de Aparecida.

Com o tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”, o evento reunirá os jovens para momentos de espiritualidade, formação e confraternização, proporcionando um grande encontro das diversas expressões juvenis que vivem e levam o amor de Cristo pelo Brasil. Quer saber mais sobre este encontro e não ficar de fora? Clique aqui.

DEZEMBRO | Divulgação do documento final do sínodo em língua portuguesa

E o mês de dezembro trouxe o tão aguardado Documento Final do Sínodo dos Jovens em português! Divido em três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos e 60 páginas, o documento tem como fio condutor a passagem do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús. “Caminhava com eles”, “Eles abriram os olhos” e “Partiram sem demora” são os títulos de cada uma das três partes do texto. Quer acessar o texto completo do documento? Então clique aqui.

 

O ano de 2018 foi realmente muito intenso. Preparados para 2019? Bora, juventude!

 

Por Adilson Jorge e Maurício Lucena, do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email