“Ide!” Conheça o projeto de Evangelização da Juventude brasileira

“Ide!” Conheça o projeto de Evangelização da Juventude brasileira

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB – CEPJ – apresenta o novo projeto de evangelização dos jovens no Brasil. O “ide” é uma resposta as necessidades missionárias de todo o país e convida às juventudes a serem protagonistas na missão.

O projeto, que se desenvolverá nos anos de 2018 a 2020, dá continuidade as iniciativas do Rota 300, trabalhando os eixos Missão, Formação e Estruturas de Acompanhamento. A estes, serão acrescentados dois novos seguimentos: Ecologia e Políticas Públicas.

“Sim, queremos ser protagonistas, como o papa nos pede: ‘vocês podem redescobrir criatividade e a força de serem protagonistas’, sair do sofá, dar nossa contribuição para uma Igreja cada vez mais missionária e na construção de um mundo melhor”, afirmou Dom Vilsom Basso, presidente da CEPJ, convidando os jovens a tomarem para si o protagonismo neste projeto missionário de evangelização.

As propostas e diretrizes do “ide” foram aprovadas no II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, que aconteceu em Brasília (DF), de 7 a 9 de setembro, onde 300 participantes, jovens e assessores de todo o país, puderam propor e discutir novas perspectivas para a evangelização da juventude.

Uma marca que reconhece a pequenez

Em parceria com a Clara Estúdio Criativo, a CEPJ produziu uma identidade visual para o “ide”, que será aplicada em todos os materiais do projeto. Henrique Ribeiro, responsável pela produção da marca explica que o design partiu da compreensão dos eixos de ação do projeto e da prática missionária a que se propõe. “Por que ‘ide’ em caixa baixa e não caixa alta? Porque somente aqueles que reconhecem a pequenez/humildade, são capazes de serem discípulo e de irem ao encontro do outro”, explicou Henrique.

A grandeza de ir em Missão

Ir, estar e permanecer! Três verbos que caracterizam a vida de um jovem missionário, ou seja, um convite a ser uma Igreja em estado permanente de missão. Nesta “saída” para a evangelização, percebe-se que toda a Igreja, e nela cada batizado/a – ou seja, cada um de nós – é protagonista da missão.

No último domingo (10) foi encerrada na Diocese de Caxias (MA) a quarta edição da Missão Jovem CNBB que contou com a participação de representantes das diversas expressões juvenis do país. A jovem Daiane Lourenzato, da Diocese de São José do Rio Preto (SP), participou de duas edições da Missão Jovem na Amazônia (2014 e 2015) e para ela, até hoje a experiência missionária continua viva em seu coração. “Não tem um dia que não lembro dos momentos e dos rostos… encontrar com Jesus na pessoa do outro foi o maior presente que recebi. Eu sempre lembro dos testemunhos e conto sempre que possível aqui na minha comunidade paroquial, isso é muito edificante! Por isso que eu ainda sinto e digo que estamos unidos em uma só oração e em comunhão com Deus! A Amazônia deixou marcas na alma, um misto de amor, esperança e muita Fé! Deus é perfeito!” e Dom Vilsom nos lembra: “Jesus nos envia. O Papa Francisco nos quer em saída”, vamos, o tempo é curto e temos o mundo inteiro para conquistar!

Todos em Saída!
Cada Diocese do Brasil e cada expressão juvenil poderá ver a melhor forma de acolher, divulgar e aplicar o “ide”. O essencial é que todos participem deste projeto, abraçando o mandato missionário de Cristo “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A juventude de todo o país é chamada a protagonizar este projeto missionário: É hora de sair!

 

Por redação – Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email