#ConectadosNoSínodo: jovens participarão da reunião pré-sinodal em Roma

#ConectadosNoSínodo: jovens participarão da reunião pré-sinodal em Roma

Objetivo é ouvir os jovens nesse caminho de preparação ao próximo Sínodo dos Bispos, que será dedicado à juventude

Via Boletim da Santa Sé

Cerca de 300 pessoas, incluindo jovens, estarão em Roma de 19 a 24 de março na reunião pré-sinodal em preparação ao próximo Sínodo dos Bispos, que tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A proposta é que eles sejam os protagonistas, falando sobre a realidade juvenil a partir de sua própria linguagem e entusiasmo. Nesta sexta-feira, 16, uma coletiva de imprensa no Vaticano apresentou como será essa reunião preparatória.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, apresentou aos jornalistas os objetivos principais dessa reunião, destacando que se trata de um evento em que os jovens serão os atores e os protagonistas, falando sobre a juventude com sua linguagem, entusiasmo e sensibilidade. “O próximo Sínodo dos Bispos quer ser, de fato, não somente um Sínodo ‘sobre’ jovens e ‘para’ os jovens, mas também um Sínodo ‘dos’ jovens e ‘com’ os jovens”, explicou o cardeal.

Uma palavra-chave dessa reunião pré-sinodal é escuta, de forma que os jovens serão ouvidos para que se possa compreender melhor sua situação. E entre os jovens que serão ouvidos, o Cardeal Baldisseri destacou a participação daqueles provenientes das “periferias existenciais”, que muitas vezes não têm a oportunidade de se fazer ouvir. Além disso, jovens não católicos, não cristãos e não crentes serão ouvidos, uma vez que a proposta é que a escuta aos jovens se realize em “360 graus”.

O evento, porém, não se restringirá à participação dos jovens, acrescentou Dom Lorenzo. Estarão presentes, junto a eles, alguns pais, educadores, sacerdotes e especialistas do mundo juvenil. O desejo é, assim, propor um método de troca e de colaboração entre as gerações, favorecendo o diálogo entre jovens e adultos.

Uma vez reunidas essas partilhas ao longo dos seis dias de reunião, será elaborado um documento que será entregue ao Papa Francisco no domingo, 25. Este documento será somado às outras contribuições para a elaboração do Instrumentum laboris, o “Documento de Trabalho” sobre o qual os padres sinodais se debruçarão no Sínodo de outubro. Junto ao documento conclusivo da reunião pré-sinodal, será elaborado um vídeo, uma forma de dar mais espaço à criatividade dos jovens e para ajudá-los a exprimir o que sentem vontade de dizer.

Jovens Conectados em Roma

A Pastoral Juvenil do Brasil estará em Roma, em vista da reunião pré-sinodal em preparação ao próximo Sínodo dos Bispos. O primeiro passo foi dado pela delegação brasileira em setembro de 2017 no Seminário Internacional sobre a situação juvenil, com a participação do jovem Lucas Galhardo, da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional – CEPJ-CNBB, membro do Movimento de Schönstatt. Dessa vez, o Brasil será representado por Juliene Barros, participante do movimento Milícia da Imaculada e membro da Equipe Nacional de Comunicação da Pastoral Juvenil – Jovens Conectados, Davi Rodrigues (Secretário Nacional da PJ representante das Pastorais da Juventude na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional – CEPJ-CNBB), e Ariany Leite (Juventude Missionária Redentorista e representante das congregações religiosas na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional – CEPJ-CNBB).

Respostas ao questionário online

O Cardeal Lorenzo recordou que, para facilitar a participação dos jovens nesse caminho pré-sinodal, foi criado no ano passado o site dedicado ao Sínodo 2018, contendo o questionário online para jovens do mundo inteiro darem sua contribuição. O questionário ficou aberto para reposta por mais de seis meses.

Segundo o cardeal, foram cerca de 221 mil participantes, dos quais 100.500 responderam a todas as perguntas, sendo 58 mil rapazes e 42.500 moças. Dos participantes referentes aos questionários completos, 50,6% são jovens entre 16 e 19 anos. O continente mais representado é a Europa (56,4%), seguido da América Centro-Meridional (19,8%) e da África (18,1%).

Papa Francisco presente na abertura da reunião

A abertura do evento, no dia 19 de março, terá a presença do Papa Francisco. “O Santo Padre dirigirá uma saudação aos participantes e responderá às perguntas de jovens dos cinco continentes”, informou o sub-secretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fabio Fabene, que na coletiva de hoje apresentou informações sobre a programação da reunião pré-sinodal.

Dom Fabene explicou que o evento não será apenas uma semana de “trabalho”: estão previstos momentos de oração, como uma Via Sacra na sexta-feira. No sábado, os jovens visitarão as vilas pontifícias de Castel Gandolfo e à noite terão um momento de festa junto aos jovens da diocese de Albano.

#Conectados no Sínodo, é a mais nova série do Jovens Conectados! Esperamos que através dela você não perca nenhuma informação sobre esse momento importante para a Igreja no Brasil e claro, para nós Jovens! Os nossos correspondentes nos enviarão notícias todos os dias, por isso, fique ligado nas nossas redes!!!

▶ Confira nossa Série sobre o #Sínodo2018
– #ConectadosNoSínodo: Seminário Internacional sobre a realidade juvenil
– #ConectadosnoSínodo: Os jovens e a projetualidade
– #ConectadosnoSínodo: Os Jovens e a auteridade 

Acompanhe toda a cobertura da reunião Pré-Sinodal nas Redes sociais dos Jovens Conectados

Vídeo: Jovens Conectados

Até a próxima!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email