Conheça o Projeto Rota da Vida

Conheça o Projeto Rota da Vida

Baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência” e no lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), nasce o ROTA DA VIDA, projeto que visa a valorização da vida e combate à violência.

Logomarca do Projeto Rota da Vida

O que é?

O projeto Juventude em missão da Comissão Episcopal para a Juventude visa dar mais um passo no aprofundamento da realidade juvenil no Brasil a partir do Mapa da Violência 2016 elaborado por Jacob e disponível em: www.mapadaviolencia.org.br 

Propósito

A fim de compreender qual o valor e função que esses assassinatos tabelados ou não, podem influenciar na sociedade, estabelecemos a partir da pesquisa os estados com os maiores índices de homicídios juvenis por arma de fogo (HAF = Homicídio por Arma de Fogo) no Brasil. Dessa forma gostaríamos de ir ao encontro dessa juventude nessas localidades com um ímpeto missionário, para debater, confrontar e ir muito além dos números do Mapa da Violência, mas descobrir a origem do problema e ajudar na promoção de políticas públicas, tornando a Juventude local protagonista da mudança, amenizando ou até solucionando esse problema que aflige a sociedade.

Quem pode participar:

O evento é voltado para Educadores/as, professores/as, jovens líderes e acompanhantes de crianças, adolescentes e jovens.

Metodologia, como será?

A partir do Mapa da Violência a Comissão Episcopal para a Juventude, em parceria com as Dioceses locais, desenvolverão encontros nessas localidades, as quais foram escolhidas pelo Ranking de índice de mortalidade, e a partir disso, uma nova pesquisa será feita, pois, coletaremos o material do encontro, a fim de tabular e responder o seguinte questionamento: Como e por qual motivo morre a juventude no Brasil?

Os fóruns/encontros serão realizados nas capitais dos Estados com maior índice de violência juvenil,  de acordo com o último levantamento feito pela pesquisa citada acima, são eles:

Alagoas – Maceió

Natal – Rio Grande do Norte

Ceará – Fortaleza

Sergipe – Aracaju

Maranhão – São Luis do Maranhão

Espírito Santo – Vitória

Goiás – Goiânia

De modo que os seminários/fóruns nessas cidades querem contribuir para uma reflexão mais ampla junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes e jovens.

Maceió – Alagoas

Já foi apresentado e estamos preparando para a primeira Rota que será em Maceió no próximo dia 20 de Fevereiro. O segundo encontro será em Natal no dia 9 de Março. Os demais encontros estão sendo agendados de acordo com a disponibilidade das Dioceses.

Para maiores informações entrem em contato com os Jovens Conectados!

 

Por Maria Emília, redação Jovens Conectados

 

 

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email