15 fatos que já sabemos sobre a JMJ Panamá 2019

15 fatos que já sabemos sobre a JMJ Panamá 2019

A JMJ Panamá 2019 se aproxima e a medida que o tempo passa, ficamos a saber mais informações sobre a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude. Para que fiques a par de todas as novidades facilmente, reunimos 15 fatos do que já se sabe sobre a JMJ Panamá 2019.

1. Em Roma, o Papa Francisco entregou os símbolos aos jovens panamenhos e assim começou a peregrinação da cruz e do ícone pelas dioceses do Panamá e posteriormente por outros países da América.

Como é tradição, ao final da Missa deste domingo de Ramos, 9, os jovens poloneses, que sediaram a última Jornada Mundial da Juventude, em 2016, entregaram os símbolos das jornadas aos jovens panamenhos, que sediarão o evento mundial em 2019: a cruz e o ícone de Maria Salus Populi Romani.

2. JMJ no Panamá tem logo oficial

Na imagem, estão representados o istmo do país, o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora com um coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes. As figuras aparecem formando um coração.

3. JMJ Panamá tem hino oficial em língua espanhola

Nos cinco continentes será cantada e ouvida este louvor, escrita e composta por Abdiel Jiménez. Lembramos que esta é apenas a versão original em espanhol.

4. Foi definido o local dos Atos Centrais da JMJ 2019

O local escolhido para os principais eventos da JMJ será a “Cinta Costera Uno”, este será o principal local para as reuniões da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Panamá 2019, no programa 22 a 27 janeiro de 2019. Então foi anunciado pelo Mons. José Domingo Ulloa Mendieta, o arcebispo do Panamá.

5.  Arcebispo do Panamá entrega cartaz da JMJ 2019 ao Papa

O cartaz havia sido apresentado oficialmente no domingo, 15 de abril, durante o Encontro Eucarístico na Cidade do Panamá, e então ao Papa Francisco, na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 18.

6. O Papa enviou uma mensagem aos jovens que se preparam para a JMJ do Panamá

Na Mensagem para a XXXIII Jornada Mundial da Juventude, o Papa interpela os jovens a procurarem “a intercessão de Maria, a jovem de Nazaré”.

7. Foi divulgada a versão oficial em língua portuguesa do hino da JMJ Panamá 2019

Sob a coordenação da cantora católica Ziza Fernandes e da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a gravação em português do hino da JMJ aconteceu nos dias 26 e 27 de março, reunindo 29 cantores católicos do país. O projeto também contou a atuação da equipe jovem de comunicação da CEPJ, os “Jovens Conectados”, que desempenhou um trabalho de cobertura e divulgação desta produção e veiculou o lançamento o hino para os brasileiros.

8. No Panamá jovens receberão terços especiais de madeira de oliveira, fabricados em Belém (Palestina)

O projeto nasceu com o objetivo de responder a um desejo do Santo Padre promovido por Dom Pierre Bürcher, Bispo Emérito de Reykjavik (Islândia). O projeto prevê que um milhão e meio de terços, fabricados por famílias necessitadas em Belém, serão doados aos jovens da JMJ no Panamá a fim de encorajá-los a rezar pela paz.

9. Você já pode se inscrever como Peregrino na JMJ Panamá

Para participar, existem três modalidades de serviços oferecidos aos peregrinos, variando de USD$ 250 (dólares), caso se decida ficar um dia a mais, até USD$50.00 (dólares). Todas as opções incluem transporte, seguro saúde e kit peregrino.

10. Você já pode se inscrever como Voluntário na JMJ Panamá

O voluntariado surge como uma resposta ao chamado que o Senhor nos faz para servir ao próximo. O arcebispo do Panamá e presidente do comitê local, Monsenhor José Domingo Ulloa Mendieta, destacou que os voluntários são a alma da JMJ; eles aportam seu talento e seu tempo, e ainda dão um testemunho solidário que faz dos jovens o ativo mais importante do mundo de hoje.

11. Já foi divulgado os locais dos “Dias nas Dioceses”

Os Dias nas Dioceses são para os peregrinos um convite para descobrirem a riqueza da Igreja e do país ao qual chegam. Ao mesmo tempo, é uma chance de encontro com as famílias e com os jovens que irão acolhê-los. Para as pessoas do país de acolhida é uma festa de fé e alegria junto com os jovens de todo o mundo.  É uma grande oportunidade de viver concretamente o “Que todos sejam um”( Jo, 17, 20-21).  Esses dias serão celebrados de 16 a 20 de janeiro de 2019, nos seguintes países: Nicarágua, Costa Rica e claro, Panamá (Bocas del Toro, Chiriquí, Santiago, Chitré, Penonomé, Colón-Kuna Yala, Panamá, e Darién).

12. Você já pode se inscrever para participar do Festival da Juventude na JMJ Panamá

O Festival da Juventude faz parte do programa de atividades a serem realizadas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, no Panamá. O objetivo é unir os jovens de todo o mundo para compartilhar seus talentos artísticos, religiosos e suas experiências de fé e de vida. Haverá diversos eventos, incluindo, música, teatro, dança, exposições, encontros e muito mais.

13. Você já pode pedir a intercessão dos Santos Patronos da JMJ Panamá

Agora é a vez de conhecermos os santos patronos. São aqueles que vão interceder por nós ao longo dessa caminhada até esse grande evento com o Papa Francisco, na América Central. Alguns deles têm fortes raízes com a fé cristã na América Latina, outros já são velhos conhecidos da juventude. Clique aqui e descubra quem são eles!

14. Você já pode rezar a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude

A oração também pede a graça de conceder-nos a graça de ser uma Igreja em Saída, tão clamada pelo Papa Francisco, ajudando-nos no anúncio do Evangelho, ajudando a construir uma sociedade mais justa e fraterna, tão sonhada pela juventude.

15. Para entrar no Panamá, obrigatoriamente, os brasileiros tem que se vacinar contra Febre Amarela

Essas indicações são baseadas na lista de surtos epidêmicos relatados pela Organização Pan-americana da Saúde, que afirma o seguinte:  Febre Amarela: Continente Africano e Brasil.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email