Reflexões diárias do Sínodo – 09 de outubro | Síntese dos trabalhos por grupos

Reflexões diárias do Sínodo – 09 de outubro | Síntese dos trabalhos por grupos

A segunda-feira começou animada com os grupos linguísticos, e essa terça-feira, dia 09 de outubro, não seria diferente! Após muito trabalho, os grupos entregaram a síntese dos trabalhos.  Após refletirem sobre a realidade juvenil,  um ponto importante ressaltado pelo nosso correspondente sinodal, Pe. Antonio Ramos do Prado, sdb, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, é um desejo em comum de jovens do mundo inteiro, confira: #ConectadosNoSínodo

Reflexões diárias |09/10/2018

Sínteses dos trabalhos por Grupos linguísticos

Hoje o dia foi marcado pela entrega da síntese da primeira etapa dos trabalhos dos grupos linguísticos. É bom lembrar que nessa primeira etapa os países apresentaram a realidade juvenil – cujo tema era: “Os jovens”.
A juventude de modo especial foi protagonista do Instrumentum Laboris, documento que norteou o trabalho dos bispos até aqui, foram as respostas de jovens do mundo inteiro que formaram esse belo material. Nesse documento ficou muito evidente uma coisa em comum nos jovens do mundo inteiro, o desejo de ser feliz, a busca de sentido para a vida e a luta contra o mal.
Percebemos também uma juventude que quer ser reconhecida como sujeito, dentro e fora da Igreja. Dentro da Igreja porque os jovens são batizados e cristãos como todos, por isso foram chamados por Cristo para serem discípulos e missionários, em especial, serem anunciadores do Evangelho.
Fora da Igreja porque os jovens estão cansados de serem usados pelo mercado corrupto que utiliza da beleza da juventude para ganhar dinheiro e não a inclui e nem respeita seus direitos.
Agora, os sinodais entram na segunda parte do Instrumentum Laboris que vai falar sobre a Fé. Qual é a proposta de Jesus Cristo? Como os jovens vivem a fé diante de tantas propostas que tentam destruir esse grande bem conquistado ao longo da vida. A fé é o maior presente que Deus deu aos jovens e, o convite a todos os adultos é acompanhar a juventude para que eles se fortaleçam na fé.
Rezemos pelos sinodais, mais acima de tudo rezemos pelos jovens. Esse é um momento especial, a Igreja agora pára para escutá-los e caminhar mais ainda com eles.

Saiba mais e veja detalhes desse dia! 

Confira os anteriores:

Reflexões diárias do Sínodo | 04/10/2018 – Realidade Juvenil 

Reflexões diárias do Sínodo | 05/10/2018 – Participação dos jovens

Reflexões diárias do Sínodo | 06/10/2018 | Encontro dos jovens com o Papa

Reflexões diárias do Sínodo – 08 de outubro | Trabalhos por grupos linguísticos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email