Reflexões diárias do Sínodo – 05 de outubro | Participação dos jovens

Reflexões diárias do Sínodo – 05 de outubro | Participação dos jovens

Intervenções dos jovens de diversos países, incluindo da América Latina, falando sobre as realidades e o que esperam da Igreja marcaram o dia de hoje, 5 de outubro, no Sínodo. Um dos momentos mais importantes foi o pedido ao Papa Francisco da criação de um dicastério específico para os jovens, como o dicastério da família e vida. Confira a reflexão do dia feita pelo nosso assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Pe. Antonio Ramos do Prado, sdb. #ConectadosNoSínodo

Reflexões diárias do Sínodo |  05/10/2018

Participação dos jovens – por Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb.

Hoje o dia for marcado com o início das intervenções dos jovens sinodais. Jovens da América Latina, Alemanha e outros países falaram com profundidade sobre sua realidade e o que eles esperam da Igreja. Os jovens esperam que a Igreja seja uma presença significativa na vida deles e que ajude a superar os grandes desafios do mundo atual. Vale ressaltar que nesse Sínodo foi criado grupos linguísticos de debates e o destaque foi para o de língua alemã que ocorreu pela primeira vez.

Um momento marcante de hoje foi quando os padres sinodais pediram ao Papa um dicastério para os jovens, parecido com o dicastério da família e vida.  A importância desse dicastério seria para poder encaminhar as questões pós Sínodo. Esse seria um grande presente para a Igreja jovem.

Também os sinodais trataram de questões importante com castidade, jovens que vivem em situação de risco, exclusão social, guerras, ameaçados pela ideologia de gênero. Muitos sinodais insistiram que jovens não são problema, eles precisam saber e sentir que a Igreja é sua casa. A Igreja precisa educar os jovens para o não paternalismo. Também a Igreja precisa trabalhar mais a doutrina social com os jovens.

Por fim, o Papa voltou a afirmar que somos cristãos mas muitas vezes vivemos como pagãos. Isso é um perigo para o cristianismo.

Rezemos pelos sinodais para o dia seis de outubro ser mais rico ainda. Também amanhã haverá um encontro do Papa, sinodais e jovens na Sala Paulo VI.

Confira os anteriores:

Reflexões diárias do Sínodo | 04/10/2018 – Realidade Juvenil 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email