Reflexões diárias 12/10/2018 | O chamado de Deus aos jovens

Reflexões diárias 12/10/2018 | O chamado de Deus aos jovens

No dia em que o Brasil celebra sua rainha e padroeira, Nossa Senhora Aparecida, os trabalhos sinodais contemplaram a importância do responder ao chamado de Deus, como fez Maria, mesmo com pouca idade, confiando plenamente nos planos de Deus. Cada jovem, dentro de sua realidade, recebe continuamente este chamado, assim como nos contam as Sagradas Escrituras o que aconteceu com Samuel, um jovem que – apesar da idade e até mesmo de achar que não conseguiria corresponder o chamado de Deus -, colocou-se inteiramente à disposição. Porém, qual a resposta que nós oferecemos? Os trabalhos dessa sexta-feira contemplaram este convite de Deus e da Igreja aos jovens e a importância do acompanhamento dos adultos – “mais maduros na fé”- na condução do jovem a uma vida realmente plena.

Confira o resumo do dia feito pelo nosso assessor da comissão, Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb.  #ConectadosNoSínodo 

Reflexões diárias do Sínodo |  12/10/2018

O chamado de Deus aos jovens – por Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb.

Hoje, festa de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco lembrou na santa missa da importância da mãe na vida do povo brasileiro. Nossa Senhora, a Serva do Senhor, trouxe ao mundo o verbo, ou seja, trouxe ao mundo o nosso Salvador.

Os trabalhos sinodais continuam. Nesse momento se destaca os fundamentos da fé no acompanhamento dos jovens. Passando pelas Sagradas Escrituras, os sinodais lembram dos grandes vocacionados que responderam ao chamado de Deus. Samuel é um desses jovens profetas que disse: “Eis me aqui Senhor, o teu servo escuta”. Os jovens são convidados, entre tantos chamados, a ouvir a voz de Cristo e responder como Samuel. Colocar o projeto de vida nas mãos do Senhor é o caminho certo para a santificação.

Nesse processo de escuta e reposta é de suma importância o acompanhamento do adulto. Pois se espera que o adulto seja mais maduro na fé e capaz de conduzir os jovens a discernir o chamado de Deus.

Os jovens sinodais clamam à Igreja que desperte nos adultos a vocação do acompanhamento e que sejam sinais verdadeiros de Deus na condução do seu processo de educação a ação. Como são profundas as intervenções dos jovens e como estão ansiosos para que esse Sínodo possa dar uma resposta concreta a todos.

Rezemos, nesse dia em que celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, para que ela cobra com seu manto santo todos os sinodais.

Confira as reflexões dos dias anteriores:

Reflexões diárias do Sínodo  – 04 de outubro | Realidade Juvenil 
Reflexões diárias do Sínodo  – 05 de outubro | Participação dos jovens
Reflexões diárias do Sínodo  06 de outubro | Encontro dos jovens com o Papa
Reflexões diárias do Sínodo – 08 de outubro | Trabalhos por grupos linguísticos
Reflexões diárias do Sínodo – 09 de outubro | Síntese dos Trabalhos em grupo
Reflexões diárias do Sínodo – 10 de outubro| Sonhos e anseios dos jovens
Reflexões diárias do sínodo – 11 de outubro | Experiências de fé e acompanhamento

Exclusivo: Jovem entrega imagem de N.Senhora Aparecida ao Papa em nome da juventude de todo Brasil.

Um momento marcante para toda Igreja jovem do Brasil! O Lucas Galhardo (jovem sinodal, representante da Pastoral Juvenil CNBB) entrega imagem de Nossa Senhora Aparecida para o Papa Francisco em nome da juventude de todo Brasil. ????️"Ao povo do Brasil, a minha cordial saudação nesta festa de Nossa Senhora Aparecida. Que cada um de vocês a encontre em seu coração, assim como os pescadores a encontraram no rio. Busquem nas águas de seus corações e a encontrarão, porque Ela é mãe .Que Ela nos acompanhe e rezem por mim." #Synod2018 ??#ConectadosNoSinodo ??

Publiée par Jovens Conectados sur Vendredi 12 octobre 2018

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email