No sétimo dia de Ampliada, os delegados constroem o “agir”

No sétimo dia de Ampliada, os delegados constroem o “agir”

Ampliada7dia

 

Voltando à sala de reuniões, a assessoria fez revisão de todo processo metodológico, encaminhando para o momento do “agir”. Era necessário construir os “pontos de chegada”, num processo que havia começando nos dias anteriores onde já haviam sido visualizados os “pontos de partida”. Trabalhou-se através dos grupos temáticos Setor Juventude, Projetos Nacionais, Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, Organização/Organicidade da PJ Nacional, Intervenção Política e Projeto de Revitalização da PJ Latino-Americana. Voltando dos grupos, todos os apontamentos foram referendados em plenária, consensuando-os.

À tarde, voltou-se para o estudo dos projetos nacionais, compondo inicialmente uma mesa com as presenças de articuladores de cada projeto. Marcelo, pelo projeto Teias da Comunicação; Jonatas, pelo projeto Ajuri; Renata, pelo projeto Mística e Construção; Edney, pelo projeto A Juventude quer Viver; e Luís, pelo projeto Caminhos de Esperança, explanaram brevemente a concepção de cada um desses trabalhos.

Após estas explanações, a assessoria promoveu algumas discussões sobre os projetos, lançando também a proposta de um projeto que pautasse a afetividade e a sexualidade, temas tão discutidos nos grupos de base. As discussões seguiram nas linhas de que essas são temáticas que não se contemplam em nenhum dos projetos e outra vertente trouxe a possibilidade de esta ser uma discussão pautada pelo projeto Caminhos de Esperança. Após as considerações que o Caminhos de Esperança têm dificuldade de “dar conta” de sua demanda, que já é extensa, foi apontado que não se quer uma “formação” sobre afetividade e sexualidade, e sim toda uma construção dessa dimensão das relações humanas, tão marcada no contexto juvenil, e, por tal motivo, o tema mereceria ser trabalhado a partir de outro projeto. Foi um “grito” de todos os delegados de que esta dimensão precisava ser pautada pela PJ e não ser negligenciada.

Os delegados partiram para um trabalho específico, através de grupos para cada um dos projetos. Um grupo se dedicou à construção desse novo projeto que pautaria as dimensões da afetividade e sexualidade. No trabalho de grupo, todas as estratégias construídas por todos os grupos temáticos da manhã estavam também a disposição dos delegados para serem analisadas e, se for o caso, incorporadas às estratégias de cada projeto. A partir dos grupos temáticos, os projetos enriqueceram-se com os clamores de nossa juventude. Cada um deles foi contextualizado e adequado às demandas identificadas nos primeiros momentos da ANPJ.

Na sala de reuniões, novamente em plenária, as estratégias construídas para cada projeto foram discutidas na intenção de ter-se um consenso. Construiram-se também as diretrizes do novo projeto que fora criado a partir desta Ampliada, com os nomes seguintes indicados: “Tecendo Relações” e “Gerando Relações Igualitárias (GeRI)”.

Saiba mais no site da Pastoral da Juventude.

Com informações da Equipe nacional do projeto Teias da Comunicação

Leia Também:

Pastoral da Juventude transmite Ampliada Nacional e é destaque nos meios de comunicação

Muita reza, luta e festa na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude

 Ampliada Nacional avalia a caminhada da Pastoral da Juventude

Jovens analisam conjuntura no segundo dia da Ampliada de Imperatriz

Começa a Ampliada de Imperatriz, no Maranhão

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email