Quem somos

O site Jovens Conectados é a página oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, de CNBB. Foi lançado em 03 de dezembro de 2010. Este canal possibilita que jovens das mais diversas expressões ecleciais (pastorais, movimentos, congregações, grupos paroquiais, novas comunidades e organismos) possam divulgar as suas atividades. Isto é, cada jovem que está inserido dentro da Igreja pode transmitir as suas ações por meio do Jovens Conectados, criando assim uma grande rede de colaboração, por onde as notícias e informações podem chegar a diversas outras realidades, que sobretudo leva também a mensagem de Cristo.

| Conheça aqui nossa linha editorial.

Iniciado com o site, o Jovens Conectados, se estende como um canal presente em diversos meios, como as principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Flickr).

 

Comissão para a Juventude

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n. 193) à luz do Documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

A Comissão foi criada por decisão da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011, a partir do Setor Juventude, anteriormente vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Foi eleito no dia 27 de abril de 2023, o novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz no Maranhão. Em resposta à pergunta se aceita a missão, o prelado respondeu: “Primeiro lugar quero agradecer à confiança dos senhores bispos e por amor à Igreja e às Juventudes, digo sim!”.

O campo de trabalho da Comissão abrange as diversas experiências de evangelização da juventude existentes: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, em parceria com o Setor Universidades da CNBB e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil (cf. CNBB Doc. 85, n. 193). Há um processo de envolvimento dessas diferentes forças que exige atenção, acolhida, escuta, discernimento, conversão, planejamento, acompanhamento, tempo e investimento. Enfim, a Comissão trabalha para que em todas as instâncias eclesiais haja uma verdadeira paixão pelos jovens e se faça uma significativa opção afetiva e efetiva por eles capaz de atingir, inclusive, o âmbito social.

Composição 2023-2027

Presidente – dom Vilsom Basso | bispo de Imperatriz (MA)
Membro – dom Darley José Kummer | bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)
Membro – dom Antônio Fontinele | bispo de Humaitá (AM).

Assessores
Pe. Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB (assessor interno)
Religioso salesiano, é graduado em Filosofia, tem especialização em Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Administração Escolar.

Pe. Antonio Ramos do Prado, SDB (assessor externo)
Salesiano, é mestre em Pastoral Juvenil e Teologia Pastoral. Continua na assessoria da Comissão.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email