10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude será neste final de semana

10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude será neste final de semana

banner_10enpj

Em 2011, a Arquidiocese de Maringá recebe os jovens da Pastoral da Juventude do Brasil, para reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem e embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida.

Entre seus objetivos específicos, o ENPJ pretente:

• Ser um espaço de encontro, de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem;
• Celebrar e refletir sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana;
• Assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira;
•Analisar a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais;
•Celebrar o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.

Programação

O encontro terá início com uma celebração eucarística, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, domingo (8) às 19h30, na Catedral de Maringá. Na segunda-feira (9), pela manhã, uma cerimônia no Centro de Formação Bom Pastor, local do encontro, vai marcar a abertura oficial dos trabalhos.

No decorrer da semana, assessores e especialistas vão conduzir com os jovens atividades contemplando temas propostos para o encontro.

Na terça-feira (10), o dia será dedicado a um trabalho de visitação missionária. Os jovens serão divididos em grupos e acolhidos em 12 paróquias da arquidiocese de Maringá, onde terão a possibilidade de conhecer as realidades locais e também partilhar as experiências de ser Igreja de outras regiões do país.

A missa de encerramento do 10º ENPJ vai acontecer no sábado (14), na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. A celebração terá início às 15h e será presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. Depois da celebração, por volta das 17h30, os jovens vão se concentrar no estacionamento do estádio Willie Davids para realizar uma marcha em favor da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A manifestação será acompanhada de um trio elétrico e vai terminar na Praça da Prefeitura.

Além do tema, “Somos Igreja Jovem”, o encontro tem o lema “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida” e a iluminação bíblica extraída do evangelho de João, “Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

 Presente em 80% do Brasil

 Considerada a maior organização juvenil do país, a Pastoral da Juventude é ação formada por jovens católicos que, em pequenos grupos nas comunidades, vivem sua missão de anunciar Jesus Cristo. Presente em 80% das dioceses brasileiras, a PJ defende uma educação popular e também a educação da fé como caminho que possibilita aos jovens uma formação integral da pessoa humana.

 A PJ faz parte da articulação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB.

Confira a programação, notícias, e muito mais no site: http://www.pj.org.br/enpj

Da PJ Nacional

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email