Seminaristas do Estado de São Paulo realizam seu 1º Congresso Missionário

Seminaristas do Estado de São Paulo realizam seu 1º Congresso Missionário

seminaristas de sao paulo

A diocese de Jundiaí foi sede, nos dias 30 de abril a 3 de maio, do 1º Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB (SP). Promovido pelo Conselho Missionário Regional (Comire), com o apoio de dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e referencial da missão no estado, o evento reuniu 65 seminaristas de 30 dioceses para refletir sobre “os missionários presbíteros para uma Igreja em saída”.

O assessor do Comire, padre Éverton Aparecido da Silva, coordenou os trabalhos juntamente com um grupo de seminaristas locais e explicou que o encontro serviu também para preparar os seminaristas de São Paulo ao 2º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá nos dias 9 a 12 de julho em Belo Horizonte (MG).

Identidade e essência
Ao abordar o tema de estudo, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Carlos Patias, destacou a necessidade de colocar a missão no coração do presbítero e no centro de todas as atividades da Igreja.

“Devemos levar a sério a vocação missionária que é a identidade e essência da Igreja, logo a nossa essência. Ou somos missionários ou não somos católicos”, enfatizou.

“A missão não é uma atividade da Igreja, mas é a sua essência que tem origem no amor fontal do Pai. A missão diz respeito ao que Deus é, e não ao que Deus faz”, completou.

Após visita à catedral Nossa Senhora do Desterro e ao túmulo de dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro bispo de Jundiaí, que está em processo de canonização, a missa de abertura do Congresso foi no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro.

Presidiu dom Vicente Costa que em sua homilia refletiu a necessidade de sermos autênticos na missão, como Paulo e Barnabé que partiram para várias regiões anunciado sem nunca perderem a essência do discípulo missionário. Concelebraram vários padres reitores e formadores.

Padre Lucas Rosa da Silva, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) em São Paulo, trouxe palavras motivadoras acerca do retorno ao primeiro encontro com o Cristo que faz arder o coração e não perder a esperança.

“Ser missionário é imitar o Senhor na forma de agir e ir ao outro. Quem tem um desejo missionário vai ao outro como Jesus. Quando vamos ao outro, não julgamos, mas aceitamos porque o primeiro encontro é transformador”, complementou.

Na noite do sábado (2) houve um momento cultural com destaque para a tradição italiana, descendência de 75% da população no bairro Colônia, local do encontro. A programação incluiu apresentação de músicas pelo coral Pio X, danças com um grupo de jovens da paróquia Sagrado Coração de Jesus e degustação de comidas típicas italianas.

Comise Regional Sul 1

O Congresso incentivou a criação e o fortalecimento dos Comises nos seminários e casas de formação. Foi eleita a primeira coordenação do Comise Regional Sul 1 que ficou assim constituída: Erickson Ramos da Silva, diocese de Jundiaí (coordenador); Aldair Aparecido Alves da Silva, diocese de Franca (secretário); Fábio Donizetti Ribeiro, diocese de Lins (tesoureiro) e Raphael Felipe Silva, arquidiocese de Aparecida (comunicação). O padre Hechilly de Brito Timóteo, da diocese de Guarulhos foi escolhido como assessor espiritual. Estes seminaristas terão a função de articular os Comises, incentivar a formação e ações missionárias nos seminários em todo o estado de São Paulo.

Na missa de encerramento, padre Jaime C. Patias enviou a todos destacando três pérolas na vida do seminarista e do presbítero missionário: ser sinal de consolação de Deus no mundo; levar no corpo as marcas de Cristo e anunciar o Evangelho do Reino de Deus. Agora é seguir buscando a missão todos os dias nas casas de formação dizendo aos seminaristas e ao povo de Deus: “Ide sem medo para servir” (papa Francisco).

Missão e envio
Para Rafael de Araújo Santos, seminarista da filosofia na diocese de Jundiaí e um dos organizadores “o congresso foi um momento de crescimento e amizade, laços de fé e fraternidade. Que possamos colher os frutos e cada dia nos preparar para sermos presbíteros missionários para uma Igreja em saída”, disse.

Além de testemunhos de experiências missionárias a programação incluiu informações sobre os principais organismos de animação e cooperação missionária no Brasil e no Regional, tais como: Conselho Missionário Nacional (Comina), Conselho Missionário Regional (Comire), Projeto entre os regionais Sul 1 e Norte 1, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Obras do Cenáculo Missionário (COM), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Centro de Formação Missionária, comunicação, entre outros.

Momento marcante do Congresso foi a experiência de missão realizada no sábado (2), pelos congressistas juntamente com os seminaristas do curso de filosofia e propedêutico da diocese de Jundiaí. A missão aconteceu na paróquia Santo Antônio de Pádua no bairro do Ivoturucaia, periferia de Jundiaí e indicou caminhos para uma Igreja em saída missionária, que vai ao encontro das pessoas e situações urbanas.

O Regional Sul 1 enviará ao 2º Congresso Missionário Nacional em Belo Horizonte (MG) pelo menos 30 seminaristas.

Fonte: Eduardo Belão (Pontifícias Obras Missionárias)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email