Romaria da Juventude 2018 encerra com grande show de Adriana Arydes

Romaria da Juventude 2018 encerra com grande show de Adriana Arydes

O sábado do dia 21 de abril de 2018 foi marcado por fé e emoção durante a Romaria Nacional da Juventude 2018, que aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida. E quem esteve presente no evento, pode acompanhar a catequese sobre o “Ano do Laicato”, ministrada pelo professor Laudelino Augusto, Assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB no altar central do Santuário.

Catequese sobre o “Ano do Laicato”

Professor Laudelino fala sobre o “Ano do Laicato” para jovens na Romaria da Juventude. (Foto: Jovens Conectados)

O professor apresentou aos jovens a proposta de uma igreja em missão por meio dos leigos e leigas, mostrando a eles o caminho para uma igreja que dê frutos hoje e amanhã. “O compromisso sócio transformador é missão do povo de Deus e nasce do amor apaixonado por Jesus. Como diz o documento 105, nós somos cidadãos e ao mesmo tempo cristãos. E isso não é separado, é junto. E o Senhor Jesus que nos chama, Ele nos envia. Ele nos chama e diz que nós somos ramos na videira e precisamos estar na videira para produzir fruto (Jo 15, 1-8), mas ao mesmo tempo fala que somos sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14)”.

Laudelino ainda ressaltou que é muito importante para a juventude descobrir sua identidade e vocação, servindo ao Cristo como Maria, que é o grande exemplo de leigo e leiga, para o futuro da comunidade e do reino de Deus na história.

E os jovens entenderam esse recado durante o evento. Para Michael Silva Lira, da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, que participou durante todo o dia da Romaria da Juventude, em 2018 ela mostrou esse poder dos jovens. “A Romaria desse ano mostrou a influência que a juventude tem, não só no contexto religioso, mas no contexto político-social, mostrando que a gente tem voz, que a gente faz a diferença em todos os pontos que a gente convive” e completou dizendo que o mais interessante desse ano foi o incentivo ao jovem “para pensar fora da caixinha e ser a diferença no mundo”.

Consagração à Nossa Senhora

Jovens consagram Nossa Senhora Aparecida dentro do Santuário Nacional. (Foto: Jovens Conectados)

A catequese encerrou com a Consagração à Nossa Senhora Aparecida, um momento de muita comunhão e espiritualidade para a juventude que ali estava. Ao som de Acaso Não Sabeis, jovens cantaram e se emocionaram diante da imagem da Padroeira do Brasil.

Missa da Juventude

A missa da juventude dentro do Santuário foi transmitida ao vivo pela TV Aparecida, dando a oportunidade aos jovens que não puderam participar, de viver um pouco da experiência da Romaria.

O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilsom Basso, celebrante da missa, concelebrada também pelos demais Bispos da CEPJ, usou a homilia para reafirmar o que foi dito durante o dia, de que a juventude precisa buscar sua vocação, mas antes precisa encontrar Jesus para fazê-la da melhor maneira. E pediu aos demais peregrinos que também acompanhavam a missa que acolhessem os jovens, citando o Papa Francisco: “Os jovens precisam ser levados a sério”.

Romaria

A missa terminou com a entrada das bandeiras dos estados do Brasil, representando todas as missões em solo brasileiro, seguida da entrada da Imagem da Mãe Aparecida que, na sequência, saiu em procissão sendo carregada no andor pelos jovens que participaram da Romaria.

A procissão saiu da porta lateral direita e seguiu pela rampa de acesso ao estacionamento da entrada principal do Santuário Nacional, terminando em frente ao palco montado na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, onde a banda de Adriana Arydes já esperava para começar o show que fechou com chave de ouro o dia tão especial.

Show de Adriana Arydes

Adriana Arydes contou com a animação da juventude que, mesmo com um dia cheio de atividades, continuou com a boa energia nas quase duas horas de show. Entre sucessos novos e antigos, a cantora não só louvou com os jovens, mas também levou palavras de reflexão, buscando neles o desejo de mudança e coragem. E já perto de encerrar o show, Adriana deixou a mensagem aos jovens: “Deus não muda uma história, se não for para torná-la melhor”.

Adriana Arydes encerra Romaria com grande show. (Foto: Jovens Conectados)

|| Confira as fotos da #RomariaDaJuventude:
Romaria Nacional da Juventude - 2018

Romaria Nacional da Juventude

Realização: Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Pastoral Juvenil, Jovens de Maria
Apoio: Santuário Nacional de Aparecida
Mídia Oficial: Jovens Conectados, TV Aparecida, Portal A12

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email