PJ de São Luís completa 30 anos

PJ de São Luís completa 30 anos

unnamed

Mais de mil pessoas participaram da celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ 2015) em São Luís (MA). O evento correu durante toda a noite de sábado (31) e virou a madrugada, encerrando na manhã de domingo (1º), no ginásio do Centro de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat (antigo Colégio Marista do Centro). A atividade foi iniciada com celebração eucarística e teve ainda apresentações de bandas, grupos de teatro e dança, e encerrou com uma caminhada do antigo Colégio Marista até a Igreja Santuário de Nossa Senhora da Conceição no Monte Castelo.

Com o tema “Celebrando a memória, faremos jovem e linda a nossa história”, a Pastoral da Juventude, responsável pela realização da atividade, celebrou também os seus 30 anos de organização na Arquidiocese de São Luís. Durante mais de 15 horas de evento com várias atrações culturais e religiosas, jovens das 54 paróquias espalhadas pelos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribmar, Raposa, Bacabeira, Morros, Rosário, Axixá, Santa Rita, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Presidente Juscelino, Primeira Cruz e Santo Amaro, celebraram, junto com militantes, assessores e com demais movimentos da Igreja, a vida, a amizade e a caminhada das três décadas da Pastoral da Juventude na
Arquidiocese.

Preparação

Para Delmar Matias, um dos coordenadores arquidiocesanos da Pastoral da Juventude e um dos organizadores do DNJ 2015, o evento desse ano teve uma importância maior, por conta da grande celebração dos 30 anos de organização da PJ na Arquidiocese de São Luís. A ideia surgiu há dois anos em assembleia da PJ e desde então, a coordenação começou a trabalhar.

O coordenador explicou que a festa teve dois públicos especiais: todos os grupos de jovens e toda a juventude da Arquidiocese e as pessoas que iniciaram a história da PJ nas décadas de 1970 aos anos 2000. “É Muito gratificante saber que antes de nós tiveram pessoas que começaram uma organização da PJ. Que até hoje ela existe e que fazemos parte dela “, relatou.

Os jovens passaram a madrugada animados, até aqueles que participavam do evento pela primeira vez estavam entusiasmados, era o caso do jovem Ryan Gleyton Martins, de 13 anos da Paróquia Nossa Senhora da Penha. “A programação prendeu nossos olhares, com certeza este é o primeiro de muitos que irei participar. Foi muito bom”, disse.

Brenda Oliveira, de 21 anos, participou do seu segundo DNJ, e segundo ela, por ser a celebração dos 30 anos da PJ, a celebração teve uma energia especial. “Foi uma noite espetacular, em um clima familiar, com pessoas que comungam das mesmas ideias que a tua, que gostam do que você gosta, que buscam o que você busca. Enfim, foi tudo ótimo! Parabéns para os que organizaram o DNJ, sei que deu o maior trabalho mas espero que estejam satisfeitos com o resultado”, comentou.

Os jovens passaram a madrugada toda celebrando e ás 6h caminharam do Antigo Marista até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição onde foram acolhidos e receberam do pároco da igreja, uma benção de envio de volta para os seus lares.

Por Gildean Farias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email