Os jovens estão dispostos a fazer a diferença, diz presidente da Comissão para a Juventude

Os jovens estão dispostos a fazer a diferença, diz presidente da Comissão para a Juventude

DomEduardo1

A inauguração foi marcada por uma romaria que teve a participação de mais de 500 jovens, que também participaram de várias oficinas. Dom Eduardo foi o expositor da Oficina para a Juventude. Também participaram da inauguração Dom Ettore Dotti, bispo de Naviraí, e Dom Redovino Rizzardo, bispo de Dourados. Na oportunidade, entrevistamos Dom Eduardo sobre as expectativas com relação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em julho de 2013 no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.

Jovens Conectados: Qual a mensagem que o senhor trouxe aos jovens na romaria?

Dom Eduardo: nós estamos muito contentes de participar dessa romaria na Diocese de Naviraí. Essa oficina da Juventude me impressiona pela atenção e envolvimento que os jovens tem demonstrados nestes momentos que estamos passando juntos.

A Jornada Mundial da Juventude proporciona esse momento forte de reflexão sobre o sentido da vida e é claro que o jovem, quando se pergunta sobre o sentido da vida, toca no assunto de Deus, da Fé, da Religião, da participação na Igreja. E a nossa grande esperança – que já é algo visível nas várias dioceses – é que cada vez mais cresça nas nossas organizações uma opção efetiva e afetiva pela juventude e estamos percebendo pela peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que essa realidade é algo bastante forte. As nossas dioceses estão demonstrando que têm muitos jovens dispostos a fazer a diferença para o crescimento da Igreja e da própria sociedade.

Jovens Conectados: Qual a sua mensagem para os jovens que têm vontade de participar da JMJ?

Dom Eduardo: Queridos jovens, saibam ver desde agora a graça de Deus, que, com a JMJ, já está provocando conversões, animações e organizações. A JMJ tem um valor muito grande antes, durante e depois; saibamos aproveitar isso e façamos daquela semana de julho – mesmo que você não puder estar presente fisicamente no Rio de Janeiro – uma semana que signifique o divisor de águas na sua vida (um Antes e um Depois), e, dessa maneira, produzir ainda mais os benefícios para a sociedade e para a Igreja a partir do seu jeito jovem de ser e de fazer.

Jovens Conectados: Deixe-nos uma mensagem final.

Dom Eduardo: Confie em Deus, confie na Igreja, confie nos outros jovens, seja evangelizador de outros jovens, sejam missionários empolgados pelo Reino de Deus.

Por Davi Nilo de Jesus

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email