Jovens e crianças participam da Jornada Diocesana da Juventude em Canela (RS)

Jovens e crianças participam da Jornada Diocesana da Juventude em Canela (RS)

JDJ Canela RS

O lindo céu azul iluminava o amanhecer deste sábado, 23 de maio em Canela (RS), quando jovens canelenses e de várias cidades que compõem a Diocese de Novo Hamburgo chegavam à Catedral de Pedra para a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, que fazem parte da programação da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio.

Às 8h30, jovens e crianças a pé e de bicicleta saíram em procissão seguindo a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, com cânticos, orações e reflexões, numa linguagem adequada ao público deste dia, num percurso de 7Km, até o Santuário de Caravaggio. Uma grande cruz em madeira abria alas para o cortejo. Tanto a imagem de Maria como a cruz foram carregadas por jovens, que se revezaram ao longo da caminhada.

Neste ano foram disponibilizados banheiros ecológicos e água aos romeiros, ao longo do percurso.

Na chegada da Romaria, o Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel e padres de várias paróquias, juntamente com as crianças da catequese e milhares de fiéis recepcionaram os romeiros ao som do Hino de Nossa Senhora de Caravaggio.

A Missa Campal emocionou os presentes em muitos momentos e, novamente, Dom Zeno reafirmou que Canela tem um Santuário a Céu Aberto, num local abençoado e propício para o encontro da juventude e destina uma missão aos jovens para a próxima JDJ: procurar ler profundamente o evangelho de João, para fortalecer o amor a Jesus Cristo.

A juventude continuou reunida no Santuário durante a tarde para as atividades da III JDJ da diocese, a programação a tarde contou com os sombras, jogos de aventura e dança no espaço dos Xbox (com Kinect) e o tradicional cantando no chuveiro. Adoração na capela, já realizada nos outros anos, e confessionários ao ar livre com exame de consciência dirigido também foram ideias inovadoras da organização muito bem acolhidas pelos jovens.

Este ano, o setor juventude da diocese de NH realizou duas promoções para incentivar os jovens músicos, os vencedores do concurso Minha Banda na JDJ, Sandro Miguel, apresentando seu rap católico e o ministério Vini Elias, fizeram participação ao termino das atividades da tarde, abrindo o show de encerramento da JDJ, com o cantor mineiro Davidson Silva.

Davidson ingressou na Comunidade de Aliança Shalom e, a partir de então, direcionou sua vida para a contemplação, vida fraterna e apostólica, segundo o carisma de sua vocação, com a missão de evangelizar através da música. Ele é considerado, na atualidade, uma das vozes mais bonitas da música católica.

Durante o show, a ganhadora do concurso Cantando com o Davidson, Brenda Klein, fez uma participação na música com tua mão, do CD Águas profundas. A participação foi muito bem acolhida pelos jovens e amigos.

O público participou ativamente durante todo o show, que teve seu momento cume com a entrada do Santíssimo no centro de eventos, passando pelo meio dos jovens até o altar providenciado em cima do palco. “A partir daquele instante, chorei de emoção até o final do show, senti muito forte a presença de Jesus transformando corações naquela noite”, afirmou o jovem Jonathan Rodrigues, que participa do movimento ONDA em NH e da obra Shalom de SL.

Neste dia, dedicado às crianças e jovens, não houve comercio e nem foi permitido à entrada de bebida alcoólica no Santuário.

Os organizadores da JDJ estimam que cerca de seis mil pessoas estiveram presentes durante todo o dia 23 de maio no Santuário de Caravaggio de Canela para o evento.

Por Maiquel Ribeiro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email