III Firmes na Fé agita a juventude da Diocese de Osaco

III Firmes na Fé agita a juventude da Diocese de Osaco

Passados quatros meses da vinda do Papa Francisco ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude, os jovens da Diocese de Osasco (SP) reuniram-se na cidade de São Roque no dia 17 de novembro para lembrar juntos dos momentos que viveram no Rio de Janeiro e atualizar o envio missionário dado pelo Santo Padre.
A 3ª edição do Firmes na Fé seguiu a tradição da caminhada com as réplicas dos símbolos da JMJ (Cruz e Ícone de Nossa Senhora). A concentração se deu na Praça da Matriz São Roque onde Padre Marcelo Pereira, coordenador diocesano do Setor Juventude, junto com Padre Daniel Balzan e Padre Machado, acolham a juventude e deram início à caminhada com a Benção do Santíssimo. Padre Daniel Balzam, pároco da Paróquia São Roque, em sua fala agradeceu a Deus pelo cuidado com os jovens que sofreram um acidente de trânsito no retorno do Rio de Janeiro, após a JMJ.
Durante a caminhada com a animação do Pe. Daniel Vitor, os símbolos foram carregados por jovens de todas as regiões. A cada parada, havia uma reflexão com as palavras do Papa Francisco, com a coordenação do Pe. Maurício. Ao chegar no Recanto da Cascata, recinto de eventos em São Roque, os jovens participaram de vários shows com bandas regionais (Banda Trindade, Discipulus, Ministério Donus Dei, Missão Tarso, Banda Sétimo Dom, Terceiro Anjo e Amiron).
A Missa foi celebrada no fim da tarde por Dom Ercílio Turco que, em sua homilia, enfatizou que a juventude deve ter o compromisso na luta pela vida contra cultura de morte. “Jesus é a luz que gera vida, e a vida se torna muito maior quando se tem fé. Firmes na fé vamos botar o pé na estrada”, disse Dom Ercílio.
Em entrevista, o bispo ressaltou a importância do evento. “O Firmes na Fé é a expressão da juventude diocesana, uma juventude que tem dinamismo e manifesta sua fé com atitude própria. Com espírito missionário e festivo, vamos dar continuidade ao encontro com Cristo que aconteceu na jornada”.
Padre Marcelo Pereira comentou em entrevista sobre o propósito do III Firmes na Fé. “Após a JMJ devemos começar de fato a nossa jornada de trabalho. Queremos lembrar a vinda de Francisco e celebrar a diversidade de carismas e culturas que falam uma mensagem única que é Jesus Cristo”. Padre Marcelo também falou dos planos para o Setor Juventude em 2014. “Em fevereiro temos um congresso para as lideranças com objetivo de preparar um documento com diretrizes de trabalho que será feito em conjunto com os padres. Ao longo do ano teremos formações para lideranças, as jornadas regionais da juventude, e em parceria com a Pastoral de Catequese, o 1º encontro para Crismandos”, contou o padre.
O III Firmes na Fé contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Roque em toda a infraestrutura e segurança. A renda arrecadada nas barracas será destinada para as atividades do Setor Juventude. O valor das ofertas da missa será enviado para o Rio de Janeiro para colaborar com o pagamento dos gastos da JMJ.

 

Setor Juvenrtude


Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email