DNJ 2011 da Diocese de Piracicaba reuniu mais de 2 mil jovens

DNJ 2011 da Diocese de Piracicaba reuniu mais de 2 mil jovens

03

Quem pôde acompanhar a chegada de cada jovem ao Ginásio Municipal de Capivari, o Ronaldão, teve a oportunidade de perceber a presença do próprio Deus no rosto de cada jovem cristão, gerando uma inevitável empolgação que arrepiava.

Caravanas de jovens vindas de cada canto da Diocese de Piracicaba, entre elas, da própria cidade de Piracicaba, de Rio Claro e seu distrito de Ajapi, de Santa Bárbara D’oeste, Santa Gertrudes, Ipeúna, Charqueada, Rafard, Rio das Pedras, Mombuca entre outras, foram recebidas com uma imensa alegria pela juventude de Capivari que preparou uma linda recepção a cada caravana que chegava e ia tomando pouco a pouco o Ginásio Municipal.

Sob muita animação e entusiasmo cada jovem se preparava especialmente pra grande festa que nos esperava que era a celebração da Santa Missa. Em alusão à Solenidade de Todos os Santos, Dom Fernando, convidou a todos a buscarem também a santidade, não com a ideia de que a santidade é distante e impossível, disponível apenas a um seleto grupo, mas sim, próxima a cada um de nós.

Recordou-nos nessa mesma homília, que nenhum santo da nossa Igreja deixou de conhecer o pecado, com exceção apenas da Virgem Maria, muito mais do que santa, e que sendo assim, também nós temos a possibilidade de sermos santos, seguindo Jesus, realizando a vontade de Deus Pai. Um grande convite e incentivo para a missão de sermos santos, e assim, não sermos somente o futuro da Igreja, mas sim, protagonistas desde já dessa Igreja.

Um momento de grande alegria para os jovens ali presentes foi o entusiasmo e alegria do bispo, que muitas vezes mostrou seu espírito jovem, como ao terminar sua homilia com uma gíria, “legal”, mostrando que Jovem, é todo aquele que está em crescimento, e os jovens ali presentes, ao perceberem a também juventude de Dom Fernando, aplaudiram o bispo.

Também foi percebida essa alegria de Dom Fernando, no abraço da paz, ao pedir que fizéssemos um barulho permitido, um “barulho de Deus”. Que não deu outra, realmente foi. Um barulho que realmente podemos perceber Deus em cada um dos jovens presentes em sua energia que brotava na alegria de estar ali, naquele momento.

Ao fim da celebração os jovens puderam ouvir algumas palavras do prefeito municipal de Capivari, que participou da celebração, que recebeu os jovens da Diocese com as palavras: “Capivari está, e sempre estará de braços abertos a todos aqueles que estão dispostos a seguir os ensinamentos de Cristo”. Algumas palavras que demonstram a missão que o DNJ realizado em Capivari deixa para os jovens de Capivari, que é o projeto de nos próximos anos realizarem um “Dia Municipal da Juventude”.

Era ansiedade pelo que viria: a caminhada do DNJ. Neste ano em que o DNJ refletiu a respeito do protagonismo feminino – jovens mulheres tecendo relações de vida, pudemos experimentar através da caminhada, uma intensa reflexão, através de passagens bíblicas vividas por jovens, em silêncio, retratando os encontros de Jesus com mulheres, trazendo esses acontecimentos aos dias de hoje. Fortes momentos acompanhados por todos os jovens que participaram da caminhada, com alegria e disposição, gritando em alta voz: “A Igreja é Viva, a Igreja é Jovem”.

Muitas atrações incendiaram esse DNJ, mas com certeza a atração de maior sucesso, foi a visita de uma pessoa especialíssima a todos nós: o próprio Jesus. Sim, o próprio Jesus, que assim como no referencial bíblico desse DNJ, a passagem da samaritana (Jo 4, 1-42), Jesus se aproxima de nós, e deixa nos aproximar dele. Jesus Eucarístico esteve presente entre nós durante toda a realização do evento no coreto da praça principal, carinhosamente preparado pela organização do evento para receber a maior atração da festa.

Não há duvidas que o coreto foi o lugar mais visitado por todos os jovens que participaram do evento. Uma enorme quantidade de jovens a todo instante, mesmo que em um breve momento passaram para ver Jesus e o adorá-lo.

08

Ao fim do dia, o nosso Rei Jesus, a nossa frente pôde estar, e feliz fomos, pois pudemos adorá-lo. Após a Benção Eucarística, Padre Anselmo Martiniano, Assessor Diocesano do Setor Juventude, nos convida para os nossos próximos passos de nossa caminhada, a Jornada Diocesana da Juventude em 2012, o Dia Nacional da Juventude de 2012 a ser realizado na Região Pastoral Rio Claro, e claro, a tão aguardada Jornada da Mundial da Juventude, em 2013 no Rio de Janeiro.

Certos do chamado de Jesus, caminhamos também na certeza que chegaremos com o mesmo entusiasmo e alegria para esses próximos compromissos da Juventude na Diocese de Piracicaba.

Por André Bertoletti, da Pastoral da Juventude da Diocese de Piracicaba (SP)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email