Diocese de Picos aguarda pelos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Diocese de Picos aguarda pelos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Na Diocese de Campo Maior a peregrinação teve início nesta terça-feira, 13, pelo município de Barras, o percurso dos símbolos contempla os municípios de José de Freitas, Altos, Castelo e Campo Maior. A Cruz e Ícone de Nossa Senhora serão recebidos pela Arquidiocese de Teresina no dia 16, a programação se estende até o dia 19, quando os símbolos serão recebidos pela Diocese de Picos às 11h no município de Inhuma.

A Diocese de Picos vem se preparando para esta peregrinação desde o ano passado, cada paróquia que receberá os símbolos da JMJ aguarda por este momento como um acontecimento único, ou pelo menos que vai demorar muito tempo para que se repita, por esta razão, não são apenas os jovens que estão envolvidos na organização, mas todos os grupos, pastorais e movimentos, o clero, as religiosas e os leigos mostrando a comunhão desta Igreja que se alegra com a força dos jovens e que “bota fé” na juventude.

Programação na Diocese de Picos:

A celebração de acolhida acontece na segunda-feira, 19, no município de Ipiranga com a seguinte programação:

11h30 – Concentração na Praça da Rodoviária.

12h00 – Procissão com a Cruz e Ícone.

Percurso: Da rodoviária (entrada da cidade) até o Ginásio Buriti.

12h20 – Discurso das autoridades.

12h50 – Celebração de acolhida da Cruz e Ícone.

13h10 – Exposição da Cruz para a comunidade em geral.

13h 50 – Animação com Jovens em geral e Comunidades.

14h 25 – Benção.

14h30 – Saída de Ipiranga.

Às 17h30 da segunda-feira, dia 19, os jovens sairão em caminhada do Posto São Miguel até a Igreja Matriz de São José Operário, em Picos, onde haverá um momento de reflexão sobre o sentido da Jornada Mundial da Juventude e sobre a peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, seguida de apresentações artísticas por jovens da Paróquia São José Operário e de Bocaina.

Às 19h a caminha segue para a Catedral Nossa Senhora dos Remédios com uma parada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus para homenagens feitas pela juventude da paróquia.

Na Catedral haverá a Missa de Abertura da passagem dos símbolos da JMJ pela Diocese de Picos, presidida por dom Plínio José, Bispo Diocesano. Após a Celebração Eucarística acontece o Show Bote Fé Picos na Praça Justino Luz com a Banda Oz Piradinhos e os Ministério Água Viva e Divina Misericórdia até às 11h30, quando se inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da Bênção e Vigília com diversos grupos.

Às 5h da terça-feira, dia 20, os símbolos seguem para a Paróquia de Paulistana, com uma parada às 6h30 em Jaicós, onde haverá o Ofício da Juventude e Grito dos Jovens. As comitivas de Patos, Jacobina e Jaicós também acompanham a comissão peregrina até Paulistana, onde se encontram com a juventude de Betânia, Queimada Nova e Acauã para a seguinte programação:

09h30 – Chegada da Cruz no IFPI (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí)

Carreata saindo do IFPI até a Igreja Matriz

Acolhida  e momento de oração na Igreja Matriz

Caminhada da Igreja Matriz até a Quadra Poliesportiva na Unidade Escolar Lucinete Santana da Silva

10h30 – Santa Missa na Quadra Poliesportiva da Unidade Escolar Lucinete Santana da Silva

Show Católico com o Ministério Arautos do Senhor (Valença-PI)

14h00 – Despedida dos Símbolos

A peregrinação segue para a cidade de Padre Marcos, onde a juventude já estará concentrada desde 15h30, a Cruz o Ícone serão acolhidos no Posto Colina, seguindo em caminhada até a Praça da Igreja Matriz, onde acontece um momento de reflexão. Às 17h30 acontece a partida para o município de Marcolândia, onde haverá uma caminhada da entrada da cidade até a Igreja Matriz, marcada pela alegria e celebração da juventude.

Às 20h30 os símbolos serão acolhidos na Igreja Nossa Senhora da Soledade, na entrada da cidade de Simões, saindo em caminhada até a Igreja Matriz de São Simão onde haverá a Santa Missa seguida de vigília com os jovens até às 3h00 do dia 21, quando acontece a saída para Fronteiras.

Às 4h00 acontece uma parada no município de Alegrete, que está em vigília desde o dia anterior aguardando a chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Em Fronteiras a Cruz e o Ícone serão acolhidos na Igreja São Sebastião e saem em caminhada até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde haverá a Santa Missa.

Às 7h00 acontece uma parada no município de Campo Grande do Piauí para momento celebrativo com a juventude. Às 9h00 é a vez dos jovens da Universidade Federal do Piauí  encontrarem com os símbolos da JMJ, em seguida acontece uma parada no Hospital Regional Justino Luz, seguindo em carreata para Catedral Nossa Senhora dos Remédios, para a Missa de Encerramento da peregrinação às 12h00, e Lançamento da III Missão Jovem na Diocese de Picos.

Por Lana Krisna – Pascom

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email