Cardeal Scherer celebra missa de abertura do 1º Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis

Cardeal Scherer celebra missa de abertura do 1º Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis

foto1

 

Bispo auxiliar de Campo grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro ressaltou, no início da solenidade, que este primeiro encontro entre os organismos juvenis constitui um “sonho da Igreja”, por propicionar a unidade entre pessoas que representam uma grande parcela da juventude brasileira. O bispo diocesano de Caraguatatuba (SP), referencial da Juventude no Regional Sul 1, Dom Antônio Carlos Altieri; e o bispo de Caruaru (PE) – referencial da Juventude no Regional Nordeste 2, Dom Bernardino Machió, concelebraram a Santa Missa.

“O Setor da Juventude expressa o desejo dos bispos de acompanhar os nossos jovens, contemplando todos os carismas, expressando a grande riqueza de nossa Igreja”, destacou o cardeal Scherer, durante a homilia. A liturgia desta sexta-feira celebra a memória de São Francisco Xavier. Ao mencionar a vida do santo Patrono das Missões, D. Odilo enfatizou que, como os santos, os jovens precisam se deixar apaixonar por Jesus Cristo. “A Igreja chama os jovens, que tem o coração aberto, que possuem grandes sonhos, para deixar-se apaixonar por Jesus Cristo”, salientou.

foto3

Dom Odilo fez um apelo para que os jovens presentes no encontro sintam-se constantemente motivados e com esperança. “Vocês estão aqui por causa da fé, por causa do “sim” que deram a Deus. Não fiquem desesperados, tristes. Sejam jovens repletos de uma esperança e uma alegria que invadam os corações de todos os outros jovens. Sejam jovens fermentos, sal daterra, levem a esperança que dará um rumo a outros jovens”, pediu o cardeal.

Durante o ofertório, foram levadas ao altar flâmulas com os nomes de todos os organismos que trabalham com a evangelização da juventude, representados no encontro. Participam do 1º Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis, jovens da Comunidade Aliança de Misericórdia, Comunidade Canção Nova, Comunidade Emanuel, Comunidade Shalom, CVX, Equipes Jovens de Nossa Senhora, Focolares, Jufra, Juventude Mariana, Juventude Missionária, Maristas, Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Milícia da Imaculada, Neocatecumenato, Renovação Carismàtica Católica, Regnum Christi, Salesianos, Segue-Me, Schoenstatt, Vicentinos, Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Conselho dos Religiosos do Brasil (CRB), Acampamento Juvenil, Legião de Maria, Pastoral da Juventude, Comunidade Recado e Pastoral da Juventude Estudantil.

No final da Santa Missa, o assessor nacional do Setor Juventude, Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro, destacou o “momento histórico para a Igreja no Brasil”. “Temos aqui jovens que representam toda a juventude brasileira. Uma juventude marcada pela violência, que sofre algumas opressões, mas que sonha, que busca seguir Jesus Cristo”, salientou. Por fim, ele enfatizou a importância da unidade no processo de evangelização da juventude. “O que nos une é Jesus Cristo. É por Ele que estamos aqui, com grande alegria de estarmos fazendo história”, ressaltou.

Jornada

Durante a Santa Missa, Dom Odilo falou sobre o grande impulso que a evangelização da juventude ganha com a Jornada Mundial da Juventude. “No próximo ano, a juventude de todo o mundo tem um encontro marcado com o Santo Padre, na Jornada Mundial, em Madri. Vamos lá, vamos em grande número, com grande alegria e entusiasmo”, ressaltou o cardeal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email