A fé popular: da peregrinação da JMJ aos pés da Mãe

Publicado em 6 de fevereiro de 2013 Por Seja o primeiro a comentar!


No dia 13 de janeiro de 2013, na Festa do Batismo do Senhor, um grupo de cinco pessoas de diferentes regiões, Ir. Zenilde Fontes (Regional Sul 3 CNBB), Padre André Viana e Padre Francisco Roberto (Diocese de Itapetininga, SP), o jovem Moisés Morais (Arquidiocese de Fortaleza) e o Sr. Osvaldo Tércio (Arquidiocese de Manaus, AM) realizaram um gesto histórico na preparação da Jornada Mundial da Juventude do Brasil. Levaram até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, interior do estado de São Paulo, as fitas que foram amarradas no andor do ícone de Nossa Senhora e aos pés da cruz peregrina, sinais da JMJ.

A história dessas fitas começou no Estado do Amazonas, à medida que o ícone da mãe de Deus ia visitando as dioceses daquele lugar. Esta iniciativa religiosa dos jovens é uma tradição no interior daquela região. Em muitos altares das comunidades paroquiais, sobretudo no interior, a imagem dos santos padroeiros está envolta em muitas fitas contendo a oração dos fiéis.

Antes dos símbolos partirem para as dioceses do Paraguai, as fitas foram carinhosamente retiradas do ícone e guardadas pela equipe do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, coordenado pela irmã Zenilde Fontes. A equipe teve a inspiração de deixar essas intenções da juventude-Igreja no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, lugar de grande devoção do povo Brasileiro.

As fitas foram entregues ao padre Valdivino Guimarães, prefeito do Santuário Nacional, e serão parte da celebração de abertura da Campanha da Fraternidade de 2013 que abordará o tema: Fraternidade e Juventude, marcando assim, o ano da JMJ no Brasil. Após a celebração, as fitas serão colocadas em um recipiente de vidro, com informações sobre sua origem, na sala das promessas dentro do santuário e poderão ser vistas por todos os devotos da Mãe Aparecida.

Assim, tem-se a certeza de que Nossa Senhora Aparecida tomará sobre sua proteção todas as pessoas que ali depositaram suas preces e confiança em Deus.

Mais fotos em: Flickr

Contribuição no texto: Osvaldo Tércio.

Por Ir. Zenilde Fontes
Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3 da CNBB

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais