25 Frases e ensinamentos espirituais de Santo Inácio de Loyola

25 Frases e ensinamentos espirituais de Santo Inácio de Loyola

O fundador da Companhia de Jesus nasceu no Castelo de Loyola, em Azpeitia, região basca ao norte da Espanha, em 1491. Filho de família cristã da nobreza rural, o caçula de 13 irmãos e irmãs foi batizado como Iñigo. Mais tarde, entretanto, mudaria seu nome, passando a assinar Inácio.

Saiba mais sobre a vida e história de Santo Inácio – aqui – site oficial da Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Nesses mais de 470 anos de história, sempre nos destacamos pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais.

 

1-“A obediência é uma oblação, no qual o homem todo, sem tirar nada de si, se oferece no fogo da caridade a seu Criador e Senhor por mão de seus ministros”.

2-“Rogo a Deus nosso Senhor que conceda a todos graça abundante para conhecermos sempre sua vontade santíssima e inteiramente a cumprirmos”.

3-“A amizade dos pobres nos torna amigos do Rei eterno. O amor dessa pobreza faz de nós reis já aqui na terra; reis não, porém, da terra, mas do céu”.

4-“Esta união e amor contínuo, deveis não só conservá-los entre vós, mas estendê-los a todos, procurando atear em vossas almas vivos desejos da salvação dos próximos”.

5-“deveis esforça-vos por suprir ao que outros faltam; pois Deus vos fez particular graça de tal vocação e de tais propósitos”.

6-“Não permita Deus nosso Senhor que, onde eu não posso ajudar, venha a prejudicar a alguém”.

7-“Olhai também para vossos próximos como imagens da Santíssima Trindade e capazes de sua glória, a quem serve o universo, templos vivos do Espírito Santo, membros de Jesus Cristo nosso Senhor, remidos com tantas dores, infâmias e o próprio sangue”.

8-“Haja em vós humildade, haja em vós mansidão; e Deus Nosso Senhor dará graça com que suave e amorosamente lhe continueis a oblação que lhe fizestes”.

9-Que “o conhecimento verdadeiro e amor de Deus Nosso Senhor possua inteiramente e reja vossas almas por toda esta peregrinação, até vos conduzir, com outros muitos por vosso meio, ao último e fidelíssimo fim de sua eterna bem-aventurança”.

10-“Lembrem-se que os Anjos fazem o que podem para defender do pecado os homens e Deus ser assim honrado”.

11-“Por isso não tenho pesar, mas gozo no Senhor nosso; pois Ele morrendo nos livrou do temor da morte e ressuscitado e subido ao céu nos mostrou quem era e onde está a verdadeira vida”.

12-“Esforce-se naquele que o criou e remiu com o seu sangue e vida e confie-se em sua suavíssima providência”.

13-” Tenha bom ânimo e esforce-se muito em Cristo Nosso Senhor que Ele se voltará para os seus e não tardará”.

14- “Nunca te fixes nos defeitos dos outros, mas deves estar sempre pronto para os desculpar. Sê sempre pronto para acusar-te a ti próprio; mais ainda, deseja que todos te conheçam por dentro e por fora.”

15-“Não fales, não respondas, não medites, nada faças, enfim, sem antes pensares se aquilo agrada a Deus e serve para exemplo e edificação do próximo”.

Frases extraídas do livro “Cartas de Santo Inácio de Loyola”.

16-  “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear internamente as coisas”.

17- “Encontrar Deus em todas as coisas e ver que todas as coisas vem do alto”.

18- “A verdadeira obediência não considera aquele a quem é prestada, mas sim aquele por quem se obedece; e se obedece só por nosso Criador e Senhor, é ao mesmo Senhor de todos que se obedece.”

19- “A humildade consiste em alegrar-nos com tudo o que nos leva a reconhecer o nosso nada”.

20- “A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo.”

21- “Ninguém sabe o que Deus faria de nós, se não opuséssemos tantos obstáculos à sua graça”.

22 – “Muita sabedoria unida a uma santidade moderada é preferível a muita santidade com pouca sabedoria.”

23 – “Jesus é realmente fundamental. Sem Ele nada teria sentido!”

24 – “Nunca contradigas ninguém, nem com razão nem sem ela, nem ao superior, ao igual ou inferior, mas adota sempre o que os outros aprovam, sem te escusares, embora o possas fazer com direito.”

25 – “Conserva, em toda a parte, a liberdade de espírito e, diante de quem quer que seja, não faças acepção de pessoas; nas situações mais opostas, conserva sempre a tal liberdade de espírito e não a percas diante de obstáculo nenhum. Nesse ponto, não desistas nunca.”

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email