Semana Missionária: bispo referencial de juventude no RS envia carta

Semana Missionária: bispo referencial de juventude no RS envia carta

unnamed (1)

Cruz Alta, 15 de julho de 2015.

Caros jovens missionários e missionárias

“Uma fé que não é solidária ou está doente ou está morta”, disse o Papa em sua recente visita ao Paraguai. É a fé viva em Jesus Cristo que vocês têm que os move até Porto Alegre para esta Semana Missionária, de 20 a 26 de julho. E como Jesus Cristo vive em vocês, vossa fé se concretiza na compaixão e solidariedade. Vocês representam todos os jovens de vossas dioceses, os jovens de nosso Estado. Esta vivência missionária é, como que, ícone da presença e missão dos jovens em nossas comunidades e paróquias.

Quero partilhar com vocês dois pensamentos. Primeiro: ir ao encontro das pessoas com alegria e com o coração generoso. Viver intensamente e saborear interiormente cada momento da missão. A missão pede a totalidade da vida: inteligência, coração, energias, tempo. Sem medo de se entregar. Contagiar com a alegria de quem se encontrou com o Senhor e quer comunicá-lo, sem querer convencer ou converter o outro. Ter a consciência que é o Espírito Santo que age e faz produzir os frutos.

Segundo: a compaixão. Como o Bom Samaritano, fazer-se próximo. Deixar-se afetar pelo sofrimento do outro. Curvar-se para oferecer auxílio. Ouvir mais do que falar. “Às vezes sentimos a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor. Mas Jesus quer que toquemos a miséria humana, que toquemos a carne sofredora dos outros.” (EG 270), nos diz o Papa. E falando da compaixão, nos diz: “As nossas mãos apertem as suas mãos e estreitemo-los a nós para que sintam o calor da nossa presença, da amizade e da fraternidade” (Misericordiae Vultus, 15).

Enfim, permitam que esta semana suscite muitos questionamentos para vossas vidas e para a vossa missão na Igreja. Levarão, ao retornar para suas dioceses e grupos, este dinamismo missionário, de “uma igreja em saída”. Temos certeza que será uma missão que trará bons frutos para nossa juventude católica gaúcha.

Despeço-me invocando a bênção de Deus sobre todos vocês. Ide, sem medo, para servir.

Dom Adelar Baruffi
Bispo de Cruz Alta

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email