Beato Pier Giorgio Frassati: o jovem das oito bem-aventuranças será canonizado no Ano Jubilar

Beato Pier Giorgio Frassati: o jovem das oito bem-aventuranças será canonizado no Ano Jubilar

“Eis o homem interior! É assim que nos parece Pier Giorgio Frassati… Ele é o homem interior, amado do Pai porque muito amou”. Foi nestes termos que o Papa João Paulo II evocou a figura deste jovem italiano beatificado em 20 de maio de 1990 e que será declarado santo no próximo ano.

Arquivo/Domínio Público

 

O grande anúncio foi feito na tarde de hoje, 27 de abril, em Roma pelo prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro, durante a XVIII Assembleia Nacional da Ação Católica Italiana, em Sacrofano.

“Gostaria de dizer que a canonização do Beato Pier Giorgio Frassati está claramente no horizonte e é iminente para o próximo ano jubilar”, disse o cardeal, cuja intervenção foi interrompida por longos aplausos.

“Na homilia para o rito de sua beatificação”, acrescentou o prefeito, citando Frassati, “ocorrida em 20 de maio de 1990, São João Paulo II o chamou de homem das Bem-Aventuranças; também disse que “na Ação Católica ele viveu uma vocação cristã com alegria e orgulho e se envolveu no amor Jesus e enxergar nele os irmãos que encontraram em seu caminho”. Frassati, nascido em Turim em 1901 e falecido aos 24 anos, foi um ” maravilhoso modelo de vida cristã”, enfatizou Semeraro, que viveu sua juventude, citando João Paulo II, “inteiramente imerso no mistério de Deus e dedicado ao serviço constante do próximo”.

O jovem beato turinense, filho de Alfredo Frassati, diretor do La Stampa de Turim, comprometeu-se desde jovem no laicato ativo, crescendo na fé cristã e no desejo de servir aos mais pobres. Ele é considerado um dos “santos sociais” turineses, como Dom Bosco e Dom Cottolengo, mesmo sem ainda ser formalmente santo, por sua vida dedicada aos mais frágeis e marginalizados. “Na santidade de Pier Giorgio”, continua Semeraro, “há um valor de continuidade com a tradição de sua terra: ele, de fato, se inseriu no trabalho de defesa da fé, através da caridade aos mais fragilizados”. Aos 19 anos, Frassati ingressou nas Conferências de São Vicente de Paulo, para ajudar os mais necessitados, e aos 21 tornou-se terciário dominicano.

O beato foi um jovem entre os jovens, amigo de todos, amante do esporte, da poesia e do alpinismo. “Há também, no entanto, um elemento de novidade”, concluiu o prefeito, “e é o fato de ter buscado confrontar o valor da fé com todo o arco da experiência humana, saciado com caridade em todos os campos: nos ambientes universitários, no trabalho, na imprensa (Pier Giorgio angariava assinaturas não para o jornal de seu pai, mas para o jornal católico), no compromisso político, e onde quer que fosse necessário defender as liberdades sociais, sempre buscando conceber e fomentar o associativismo, como amizade cristã nascida ao nascimento de um catolicismo social”.

 

Celebração do 10º aniversário da canonização de São João Paulo II

imagem da beatificação em 20 de maio de 1990. (arquivo Frassati Brasil @frassatibra)

 

A notícia da Canonização do Beato Pier Giorgio Frassati ganha um sentido especial, no dia 27 de abril de 2014, João Paulo II e João XXIII foram elevados aos altares numa grande cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano. Para os devotos do beato um grande sinal pois, o Papa João Paulo II, beatificou Pier Giorgio Frassati em 20 de maio de 1990, por ter encarnado a caridade de Cristo na vida de cada dia, o denominou “Jovem das oito Bem-aventuranças”.

 

 

Reflita com algumas frases de Pier Giorgio Frassati:

“Quanto mais altas formas, melhor ouvimos a voz de Cristo”.
“Jesus visita-me todos os dias na Eucaristia, e eu retribuo visitar os pobres e doentes”.
“Viver sem fé, sem patrimônio para defensor, sem sustentar a verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive”.
“É na oração que a alma eleva-se acima da dor da vida”.
“Ao redor dos pobres e dos enfermos eu vejo uma luz particular que não temos”.

Oração
Pai,
Vos que destes ao jovem Pedro Jorge Frassati
a alegria de encontrar Cristo e de viver a sua fé
com coerência ao serviço dos pobres e enfermos,
intercedei por todos os jovens para que sejam como ele,
puros e santos e imitem a sua generosidade ,
para difundir na sociedade o Espírito do Evangelho.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

da redação com Avvenire.it | Azionecattolica.it 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email