Retiro quaresmal “Um Caminho de Paz”- V Semana: É preciso frutificar!

Retiro quaresmal “Um Caminho de Paz”- V Semana: É preciso frutificar!

Nesta quinta semana da quaresma, o retiro “um Caminho de Paz”, convida-nos a contemplar o mistério do grão de trigo, que cai na terra para morrer e dar frutos. Cristo é por excelência essa semente, que morre a fim de gerar vida eterna para toda a humanidade. Mas também nós, somos chamados a nos ofertarmos, afim de produzirmos frutos fecundos.

V Domingo: É preciso frutificar!

“A história do pequeno grão de trigo ajuda também, em outro versículo, a entender a nós mesmos e o sentido de nossa existência. Depois de ter falado de trigo, Jesus acrescenta: “Pois aquele que quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la” (Mt 16, 25). Cair em terra e morrer não é, portanto, só o caminho para dar fruto, mas também para “salvar a própria vida”, isto é, para seguir vivendo! O que ocorre com o grão de trigo que rejeita cair na terra? Vem algum pássaro e o come, ou se seca ou desfalece em um lugar úmido, ou é moído na farinha, comido e aí termina tudo. Em todo caso, o grão, como tal, não continuou. Se ao contrário é semeado, reaparecerá e conhecerá uma nova vida, como nesta estação vemos que sucedeu com os grãos de trigo semeados no ano passado”. (Cardeal Raniero Cantalamessa OFM, pregador da casa pontifícia).

>> Faça aqui o Download do PACK desta semana! Neste material você encontrará a reflexão do Evangelho do V Domingo da Quaresma, bem como as práticas de oração para a semana!

Importante: Temos que pensar em que ou onde, “devemos morrer”. Talvez em alguns pensamentos, ideias ou mesmo, posturas…Cada sacrifício, por menor que seja, há de render frutos grandiosos.

Por Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email