Cinco cuidados que devemos tomar com relacionamentos na internet

Cinco cuidados que devemos tomar com relacionamentos na internet

Muitas pessoas hoje estão buscando um relacionamento, e ou namoro através de sites na internet. É preciso tomar certos cuidados com o namoro online para não ser enganado e não ter decepções.

Gif reprodução do tumblr.

1 – Proteja a sua segurança pessoal

Não passe informações pessoais como telefone, endereço, locais em que você e sua família frequentam, além de hábitos, horários etc. Há muitos golpes e crimes sendo cometidos por meio da internet. Há estupradores e perseguidores que usam sites de namoro para encontrar suas vítimas. Como a maioria dos crimes sexuais não são denunciados, os sites de relacionamento são atrativos para esses criminosos. O mais importante é tentar saber o máximo possível da outra pessoa sem revelar muito de si.

Mesmo os sites criados especificamente para cristãos, não são totalmente seguros, pois não há critérios para as pessoas participarem. Os dados são baseados nas informações passadas pelo internauta, e pode não haver veracidade nas informações postadas ali.

2 – Evite o relacionamento com a outra pessoa pela internet, sem que antes se tenha dela alguma informação real, de confiança!

E cuidado com os encontros pessoais, mesmo que seja em um lugar público, não é totalmente seguro. Por isso, leve alguém da família ou um amigo que lhe dê segurança.

Algumas pessoas praticam o que podemos chamar de falsidade ideológica (fotos trabalhadas, dados mudados, etc.); e mostram-se ao interlocutor de maneira falsa; e isso com segundas intenções.

3 – Faça uma pesquisa sobre a outra pessoa, e não assuma um compromisso de namoro pela internet, mas apenas pessoalmente e só depois de conhecer bem a pessoa.

Não comece um namoro online no primeiro encontro pessoal, mas apenas uma amizade, que, quem sabe possa caminhar para um namoro. É também aconselhável que não se vá sozinho para o primeiro encontro com a outra pessoa, mas com alguém mais. Assim será mais seguro e você poderá verificar em que chão está pisando.

4 – Não fiquem intimo de alguma pessoa pela internet sem conhecê-la muito bem

Isso pode levar você a dar informações íntimas mais rápido que o habitual. E não se deixe apaixonar pela outra pessoa sem conhecê-la muito bem, pessoalmente, pois pode ser uma paixão baseada em fraudes ou fantasias.

5 – Veja se há respeito e motivação por parte do seu interlocutor.

Quando você sente que o outro respeita sua opinião e sua vida, e não faz propostas inadequadas ou indecorosas, então você pode sentir que ele tem intenções sérias.

Por Prof. Felipe Aquino/Reprodução Cleofas


DICA DE LEITURA

capa_vol_i_site_aos_jovens_com_afeto_2Aos jovens com afeto: CNBB preparou material para falar sobre afetividade e sexualidade com a juventude. A obra está organizada no formato de um fichário em dois volumes. Ao todo, são abordados 50 temas, distribuídos ao longo de quatro partes (Vida, Sexualidade, Desafios e Atualidade).

Adquira já no site das edições CNBB:
Aos Jovens com Afeto – Vida e Sexualidade – Vol. 1 Vermelho
Aos Jovens com Afeto – Desafio e Atualidades – Vol. 2 Verde
Aos Jovens com Afeto – Convite Resposta

Você já leu? Compartilhe conosco sua experiência.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email