Aos jovens com afeto: CNBB fala sobre afetividade e sexualidade com a juventude

Aos jovens com afeto: CNBB fala sobre afetividade e sexualidade com a juventude

A obra está organizada no formato de um fichário em três volumes. Ao todo, são abordados 50 temas, distribuídos ao longo de quatro partes (Vida, Sexualidade, Desafios e Atualidade). Entre esses 50 temas, estão, por exemplo: Liberdade, Autoestima, Família, Amor, Relação Sexual, Castidade, Gravidez, Amizade, Erotismo, Aborto, Masturbação, Adoção, Células Tronco, etc.

Aos jovens com afeto pode ser adquirido nas livrarias católicas ou no site das Edições CNBB.

Veja a seguir a apresentação da obra feita por Dom Eduardo Pinheiro, ex-presidente da Comissão para a Juventude.

Apresentação

Em seu número 114, o Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude – solicita que a Igreja se empenhe em “elaborar subsídios que favoreçam o amadurecimento juvenil […] com temáticas relacionadas à educação para o amor […].” Indo ao encontro deste desejo, encontra-se, aqui, um rico material de apoio referente ao tema da ‘Afetividade-Sexualidade’.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, se alegra em apresentar estes 50 temas fundamentais. Apesar de não ser necessário abordar os temas na mesma sequência em que estão elaborados, há um encadeamento lógico que orientou a escolha. Primeiro foram apresentados os valores que sustentam e dignificam a VIDA da pessoa humana (1ª. Parte), para, depois, dar a conhecer os fundamentos da sua SEXUALIDADE (2ª. Parte), e elementos que permitam enfrentar os DESAFIOS (3ª. Parte) e considerar a ATUALIDADE provocante na qual se encontram nossos adolescentes e jovens (4ª. Parte).

Desejamos que todos os segmentos ligados ao Setor Juventude – pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, grupos juvenis e de crisma, pastoral vocacional, pastoral da educação, institutos de juventude e serviços diversos – façam bom proveito destes subsídios que foram assumidos pela CNBB como mais um instrumento de amadurecimento para o jovem discípulo-missionário. Ao considerar os aspectos antropológicos, culturais, linguísticos, teológicos e doutrinais, os textos oferecem material seguro e adequado, procurando colaborar com “um programa de educação para o amor que integre a sexualidade em um projeto mais amplo de crescimento e maturidade no qual ela seja baseada na liberdade e não no medo; leve em conta as exigências da ética cristã; leve ao amor e à responsabilidade; desperte para a autoestima, principalmente no cuidado com o corpo do próprio jovem e dos outros; tenha Deus, criador da vida, da sexualidade e da alegria, como sua fonte de inspiração” (Doc 85, 103).

Enfim, acreditamos que esta publicação, que contempla assuntos tão presentes na comunicação e cultura juvenis, sirva também de motivação e reforço no processo educativo que os pais assumem diante de seus filhos. O Documento de Aparecida convoca a todos a “estimular e promover a educação integral dos membros da família […] incluindo a dimensão do amor e da sexualidade” (437e).

Deus abençoe a todos os educadores e evangelizadores da juventude.

Adquira aqui!
Aos Jovens com Afeto Vol.1 | Vol 2. | Vol.3 

Dom Eduardo Pinheiro da Silva,
bispo da Diocese de Jaboticabal (SP)

Atualizado em 05/09/2017 por Layla Kamila

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email