Papa Leão XIV divulga mensagem para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

Papa Leão XIV divulga mensagem para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

Mensagem para a XLI JMJ, divulgada nesta terça-feira (3), apresenta a presença de Cristo como fonte de coragem diante dos desafios da juventude e convida os jovens a abrir a vida ao seu amor.

Foi divulgada nesta terça-feira, 3 de novembro, a mensagem do Papa Leão XIV para a XLI Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o tema «Tenham coragem: Eu venci o mundo!» (Jo 16,33), o documento orienta a preparação para a celebração da Jornada nas Igrejas locais, conhecida no Brasil como Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), marcada para o dia 22 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

A mensagem recorda que a coragem cristã tem sua origem na presença de Jesus Cristo. O Pontífice encoraja os jovens a confiar suas vidas ao Senhor, que os conhece, ama e acompanha, mesmo em meio às dificuldades e incertezas.

No fim de outubro, o Papa já havia convidado os jovens de todo o mundo, por meio de uma videomensagem, a participar da JMJ de Seul, a primeira de seu pontificado. Na ocasião, pediu que levassem consigo seus sonhos, desejos e esperanças, mas também suas feridas e dificuldades.

Na mensagem divulgada nesta terça-feira, Leão XIV manifesta o desejo de encontrar os jovens em Seul e recorda que a preparação para esse encontro começa desde já, na vida cotidiana e nas comunidades.

De onde vem a coragem?

Ao refletir sobre o tema da Jornada, o Papa parte das inquietações dos primeiros discípulos e das dificuldades enfrentadas pelos jovens de hoje, marcados por preocupações, pressões sociais, comparações e receios diante do futuro.

É nesse contexto que apresenta a presença de Cristo como fonte da coragem cristã.

“Ele já os procura, caminhando sobre as águas agitadas da vida. A coragem cristã não nasce, em primeiro lugar, da nossa força: nasce da sua presença”, afirma.

O Pontífice recorda que Jesus não promete uma vida sem tempestades, mas assegura que nenhuma escuridão ou sofrimento é mais forte do que o seu amor. Por isso, convida os jovens a se deixarem encontrar por Cristo e a confiarem a Ele seus caminhos pessoais e comunitários.

“Sentirão crescer no coração uma coragem nova, que não desvanece”, escreve o Papa.

A mensagem apresenta, assim, a amizade com Jesus como caminho para enfrentar os desafios da vida com confiança e esperança, reconhecendo que o Senhor permanece próximo mesmo nos momentos de maior dificuldade.

A vitória do amor sobre o mundo

Ao aprofundar o sentido das palavras de Jesus -“Eu venci o mundo” -, Leão XIV explica que Cristo venceu, por sua morte e ressurreição, a realidade que resiste a Deus e se opõe ao seu projeto de amor.

Essa vitória, ressalta o Papa, não se realiza pela imposição ou pela força, mas pela entrega de si. A coragem cristã é, portanto, uma atitude a favor da vida, da verdade, da liberdade, da justiça e da paz.

“Queridos jovens, a verdadeira vitória não consiste em impor-se, mas em doar-se”, afirma.

O Pontífice recorda que Jesus entrou plenamente na realidade humana, conhecendo a alegria e a amizade, mas também o cansaço, a rejeição, a solidão e o sofrimento. Mesmo diante dessas experiências, não permitiu que seu coração se fechasse.

A partir desse exemplo, os jovens são chamados a viver a coragem de amar quando a dureza parece mais fácil, buscar a paz quando os conflitos parecem mais vantajosos e preservar a esperança diante do cinismo.

Em um mundo marcado por injustiças, tensões e medos, o Papa convida os cristãos a olhar a realidade com os olhos de Cristo e a tocá-la com seu amor, especialmente nas situações em que a dignidade humana é ferida.

Os jovens presentes no Jubileu dos Jovens em 2025, em Tor Vergata, em Roma   (VATICAN MEDIA)
Os jovens presentes no Jubileu dos Jovens em 2025, em Tor Vergata, em Roma   (VATICAN MEDIA)

A coragem da humildade

A mensagem também apresenta a humildade como uma expressão da coragem cristã. A Ressurreição de Cristo abre aos discípulos um caminho de confiança, no qual reconhecer os próprios limites e acolher a ajuda dos outros se tornam atitudes de liberdade.

“Ser amigo de Jesus significa assemelhar-se cada vez mais a Ele também neste aspecto”, escreve Leão XIV.

O Papa convida os jovens a voltar ao próprio coração, lugar onde Deus os espera, e a permitir que o Espírito Santo transforme suas vidas e suas decisões.

Essa transformação se manifesta nas relações cotidianas: na fidelidade aos amigos, no respeito por quem pensa diferente, na atenção às pessoas que vivem a solidão, na proximidade com os mais frágeis e também na maneira de se comportar no ambiente digital.

“Para muitos, o amor é uma forma de fraqueza; Cristo, pelo contrário, mostra-nos que o amor é fonte de liberdade e fortaleza”, afirma.

Abrir o coração a Cristo

Ao olhar para a JMJ de Seul, em 2027, o Papa recorda que a peregrinação dos jovens já começou. A preparação para o encontro internacional vai além dos preparativos externos: envolve a disposição de deixar-se transformar pelo amor de Jesus.

Leão XIV convida os jovens a levar a Cristo suas preocupações e feridas, assim como os sofrimentos de suas sociedades e os conflitos entre os países. Recorda ainda o clamor da criação e dos pobres, retomando o ensinamento do Papa Francisco sobre a necessidade de escutar essas realidades.

Ao concluir a mensagem, o Pontífice retoma as palavras de São João Paulo II no início de seu pontificado:

“Não tenham medo! Antes, procurem abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!”

O Papa encoraja os jovens a não esperar pela perfeição para se aproximarem de Jesus, mas a abrir a vida, as comunidades e os caminhos de encontro com as pessoas ao seu amor.

A mensagem para a XLI Jornada Mundial da Juventude reafirma, assim, o convite para que os jovens sejam testemunhas da coragem cristã no mundo, sustentados pela certeza de que Cristo venceu o mundo e permanece presente em suas vidas.

Leia a íntegra da mensagem do Papa Leão XIV para a XLI Jornada Mundial da Juventude.

Saiba mais sobre a JMJ Seul 2027.

da redação, com informações do Vatican News.

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email

Papa Leão XIV divulga mensagem para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

Cursos