Você sabe por que setembro é o mês da Bíblia?

Você sabe por que setembro é o mês da Bíblia?

Todo jovem católico sabe que setembro é o mês dedicado à Bíblia. Mas você sabe por que foi feita essa escolha? 

Para iniciar o nosso artigo, nós questionamos os jovens através das Redes Sociais e o resultado foi o seguinte: no Instagram (@jconectados) 54% falaram que “sim” sabem, e 46% citaram que “não”; já no Facebook (/jovensconectados) 44% afirmaram que “sim” e 56% “pq mesmo?”. E por fim no twitter (@jconectados) 65% “sim” e 35% gostariam de saber mais a fundo!

Agora chegou a hora de saber a finalidade!

 

Em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) propôs uma ação bíblica para todos os fiéis, leigos e consagrados, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de existência. O período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, mês em que se celebra a memória de São Jerônimo, grande biblista na história da Igreja Católica.

Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou a propagar, todos os anos seguintes, a celebração do mês dedicado à Bíblia. Com a devoção propagada e os grupos de estudo bíblico se multiplicando, a CNBB passou a assumir a data comemorativa e instituiu oficialmente a celebração por todo o país.

Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.

São Jerônimo

No ano 382, Pe. Jerônimo foi chamado pelo papa Dâmaso para ser seu secretário particular. Já em Roma, recebeu a incumbência de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico para o latim. Neste trabalho, ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia, em latim, se chamou “Vulgata” e se tornou oficial no Concílio de Trento.

Desde 1947, já se celebra o Dia da Bíblia em 30/09, data de falecimento do santo.

Mês da Bíblia 

A Edições CNBB acaba de publicar o texto-base e os encontros bíblicos para o Mês da Bíblia deste ano, cujo tema é a Carta de São Paulo Apóstolo aos Gálatas e o lema: “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Encaminhados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os dois subsídios têm o objetivo de auxiliar as comunidades e paróquias no aprofundamento bíblico, na preparação e vivência do Mês da Bíblia 2021.

Na apresentação do texto-base, o arcebispo de Curitiba (PR), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom José Antônio Peruzzo, diz que se “o leitor ou leitora se mantiver atento, ser-lhe-á possível encantar-se com a sua Igreja. Verá que problemas nunca faltaram. E que belas experiências de fé sempre se multiplicaram”.

Os subsídios estão a venda no site da Edições CNBB. Também disponíveis em formato digital. Acesse-os (aqui).

 

por Layla Kamila – com informações do Portal a12.com e edições CNBB (atualizado 13-09-2021)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email