Você já ouviu falar sobre a Teologia do Corpo? Conheça o Programa “Seed by Seed”

Você já ouviu falar sobre a Teologia do Corpo? Conheça o Programa “Seed by Seed”

Você já ouviu falar sobre a Teologia do Corpo? Tem ideia de quem a escreveu? Quando ela foi escrita? Sabe do que ela trata? Para quem ela foi dirigida? Queremos te convidar a conhecer este verdadeiro “tesouro escondido” que a Igreja, como boa mãe e mestra, nos oferece. Uma jornada de (re)descoberta do amor autêntico.

A Comunidade Sementes do Verbo, uma expressão das Novas Comunidades, lançou a nova temporada de programas da série “Seed by Seed”. Acompanhe a série de programas com reflexões do conteúdo da Teologia do Corpo, voltadas para sua vivência diária. É um curso acessível simples e didático ministrado por Ronaldo e Tatiana de Melo (Casal Membro do Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro Assessores nacionais do setor – pós matrimonial da Comissão Vida e Família da CNBB).

“Será uma grande alegria podermos compartilhar e meditar sobre a Teologia do Corpo. Ela nos ajudará a entender, a nos fortalecer e a combater tantos males que atualmente ameaçam a dignidade da pessoa humana. Como se trata de um texto denso, talvez pouco acessível para muitas pessoas, é necessário uma ajuda para depreender toda riqueza que o Magistério da Igreja quer comunicar à nossa vida. Por isso, os convidamos a também acompanharem o programa “Teologia do Corpo” no canal do Youtube SdV WebTV. Toda quarta-feira, às 20h30, um novo episódio desta jornada.”

Sobre a Teologia do Corpo

Ainda enquanto Cardeal, Wojtyla já havia nos deixado importante contribuição com os livros “Pessoa e Ato” e “Amor e Responsabilidade”, entre outros, que traziam alguns pontos fundamentais da mesma temática, como respostas aos anseios e dúvidas bem concretos dos dilemas que, em sua ação pastoral, via impactar jovens e famílias. Como arcebispo da Cracóvia, iniciou seus primeiros manuscritos sobre a Teologia do Corpo em 8 de dezembro de 1974, quando consagrou sua obra à Imaculada Conceição. Deus, em sua providência, quis chamá-lo à Cátredra de Pedro, em 1978, já com essa obra nas mãos. A Teologia do Corpo é o conjunto de 133 catequeses, das quais 129 foram proclamadas nas audiências públicas de quartas-feiras, no início do seu pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano, indo de 1979 até 1984.

Talvez você possa se perguntar como ainda não tinha ouvido falar sobre essas catequeses ou se o seu conteúdo ainda se aplica ao mundo atual. Os escritos da Teologia do Corpo são um verdadeiro presente deixado para nós por um santo homem que quis nos ajudar no caminho da nossa santificação. Eles nos indicam como vivermos verdadeiramente a afetividade e a sexualidade segundo o plano de Deus para a humanidade. Seu objetivo é responder a dois questionamentos básicos que clamam dentro do ser humano:

1. Quem sou eu?

2. Como devo viver de modo a encontrar o amor e a felicidade?

Estes ensinamentos foram escritos para todos nós homens, mulheres, jovens, namorados, casados, celibatários, pois nos permitem viver não uma sexualidade reprimida, mas uma sexualidade REDIMIDA, a partir da diferença sexual que abre caminho para buscarmos a comunhão com o outro, segundo o próprio modelo da Santíssima Trindade. O Papa nos propõe um caminhar, uma experiência efetivamente humana onde nos reconhecemos como pessoas que nasceram não para serem usadas, mas para serem amadas. Temos, assim, a oportunidade de sermos dom para nós mesmos, para o outro e para Deus.

por Comunidade Sementes do Verbo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email