Você gosta de ler? Dicas de livros católicos para jovens

Você gosta de ler? Dicas de livros católicos para jovens

Qual foi seu último livro? Ler faz bem! Todo mundo já ouviu ou disse essa frase, provavelmente mais de uma vez. Conectados, já repetimos muito isso por aqui, mas é fato consumado que ler é ótimo para o cérebro (e para os estudos!). Através de sua prática adquirimos conhecimentos diversos, estimulamos nossa criatividade, ganhamos inspiração. E ainda vamos além: ler aprimora a nossa escrita.

Se você ainda não tem esse hábito, comece já! Não é difícil aprender a gostar de ler, e você só tem a ganhar com isso. Na vivência da fé não é diferente. Muitos autores se dedicam a escrever livros para jovens católicos, falando de namoro e relacionamento, religião, comportamento, e por aí vai.

Para ajudar você, separamos aqui 7 títulos que fazem a leitura valer a pena. Confira:

? Encontros: Grupos Juvenis – Comissão para a Juventude CNBB

Para você que faz parte ou coordena um grupo juvenil e está em busca de um caminho formativo sólido! O subsídio trem reflexões das oito linhas de ação do Documento 85: Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas, elaboradas por bispos referenciais da juventude dos regionais da CNBB. A partir de cada reflexão foram construídos encontros que favorecem a formação integram do jovem.

•• Adquira o seu, aqui!

? “Fala, Jovem!” – Irmão Mario Roberto e jovens do Brasil

É um livro de jovens falando para jovens. São eles os protagonistas! Você já perguntou o que um jovem pensa sobre Deus? Fé? Espiritualidade? Ecologia? Vocação? Doutrina social? Comunicação? Políticas públicas? Esses e muitos outros temas são abordados nesta obra por jovens presbíteros, religiosos, seminaristas e líderes de diversas expressões juvenis de nossa Igreja. Aqueles que escreveram este livro amam, confiam na Igreja e representam milhares de jovens espalhados em nossas comunidades que cantam, rezam, ajudam na formação da juventude e, acima de tudo, testemunham “a alegria do evangelho”.

•• Adquira o seu, aqui!

? Tempo de Paz – Comunidade Shalom | Editora JP2

Inspirado na sabedoria do Eclesiastes, Tempo de Paz faz uma reflexão sobre o tempo e a ação da Divina Providência. Para Fred, lidar com o tempo é uma experiência em busca do sentido da vida e do sofrimento. Sem se dar conta dos planos de Deus, a realidade em sua volta se transforma com a perda dos pais e um irmão perdido nas drogas. A narrativa conduz o leitor pelo Rio de Janeiro, passa pelos pontos turísticos famosos de Londres até uma aventura na Zâmbia. Fred, acompanhado pelos amigos, entende que existem acontecimentos que fogem do nosso controle e acabam por nos ultrapassar, revelando nossa impotência, e que para tudo há um tempo determinado, nem antes, nem depois, mas exatamente o tempo certo.

•• Adquira o seu, aqui!

? A Juventude e a Força do Amor – Dom Rafael Cifuentes

Nesta obra, Dom Rafael Llano Cifuentes reflete exatamente a respeito disso e chega a uma conclusão surpreendente, para em seguida citar e desenvolver temas como a esperança, a sexualidade, o matrimônio etc. de maneira simples e coerente, facilmente interpretada por todos. Após esta leitura, sua concepção sobre o “jovem” e o “velho” se transformará, e você resgatará o que possivelmente tenha perdido no decorrer dos anos.

 ? Quero um Amor de Verdade – Diego Fernandes

Nesta obra, o autor aborda questões referentes ao amor, ao relacionamento entre namorados e à espera daqueles que buscam um amor de verdade. A linguagem utilizada no volume é bastante simples, mas permeada com poesia e sensibilidade. Com prefácio do padre e poeta Fábio de Melo, “Quero um amor de verdade” é uma excelente leitura para quem busca assuntos como namoro, fidelidade, carência, castidade, espera, solidão, e também para quem deseja se conhecer melhor para se relacionar de maneira harmoniosa com o outro.

?  Os Mistérios da Terra-Média – Comunidade Shalom | Editora JP2

Para desvendar o significado dos mistérios escondidos na obra de J. R. R. Tolkien, a JP2 lança Os Mistérios da Terra-Média. A genialidade de Tolkien revela-se em suas obras literárias, mas nelas há muito mais que criatividade. Além da diversão, O Hobbit e O Senhor dos Anéis escondem tesouros por trás de simbolismos, metáforas e arquétipos. A análise das obras revela a vida e a fé de um dos autores mais lidos do século XX e até o momento. Os Mistérios da Terra-Média tem por base a produção do jornalista italiano e escritor, Andrea Monda, L’Anello e la Croce, o trabalho do biógrafo de Tolkien, Humphrey Carpenter, e de outros estudiosos, como Colin Duriez e Diego Klautau.

•• Adquira o seu, aqui!

? DOCAT – Como Agir?

Dando continuidade ao projeto do YOUCAT, o presente livro apresenta a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem. Esta obra conta ainda com prefácio do Papa Francisco, que manifesta o sonho de ter um milhão de jovens leitores da Doutrina Social da Igreja, convidando-os a ser Doutrina Social em movimento.

•• Adquira o seu, aqui!

 

Ah, mas se você conhece alguém que não gosta de ler e quer começar a se aventurar neste mundo fantástico, aqui vão algumas dicas:

Saiba escolher o livro. Procure um gênero que você goste e se identifique, uma história que tem a ver com você. Por exemplo, se você gosta de biografias, que tal começar por uma do seu santo preferido?

Descubra o seu estilo. Há muitas histórias boas – policiais, romance, biografia, literatura fantástica, poesias, etc. Qual desses você mais gosta?

Leia em um ambiente tranquilo. Além de facilitar a sua concentração, ajuda quem está iniciando. Desligue a TV e tente por algumas horas ficar longe do whatsapp, instagram…ok, comece por 30 minutos longe!

Ler é algo pessoal. É um momento que você dedica a você mesmo e precisa ser algo positivo…ler por obrigação não é legal.

Não abandone o livro. Ficar alguns bons dias sem ler o livro pode fazer com que você perca o interesse ao retornar a leitura. Tente ler um pouco todos os dias (20-30 minutos); assim a história e os personagens ficam gravados na memória e você mantém o interesse nela!

Mas, se “eu não tenho dinheiro pra comprar um livro, o que faço?”. Calma lá, estar com pouca grana não é desculpa para não ler. Hoje existem bibliotecas públicas na maioria dos municípios, equipadas com livros didáticos, livros de autoajuda e ficção. Também é possível encontrar diversos livros gratuitos na internet para fazer download. O que não pode é viver sem ler!

Agora me diz: Qual foi seu último livro? ?

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email