Viva São João: quatro curiosidades sobre a natividade do precursor de Jesus!

Viva São João: quatro curiosidades sobre a natividade do precursor de Jesus!

Filho de Zacarias e Isabel, João, o precursor, tido nas palavras do próprio Jesus, como o maior profeta nascido de uma mulher (Lc 7, 28), tem sua natividade celebrada hoje, 24 de Junho, sendo o único Santo da Igreja (além de Jesus e Maria) a ter o nascimento festejado em uma festa litúrgica.  Confira quatro curiosidades sobre a Natividade do Precursor de Jesus!

  1. O porque do dia 24 de junho. A data segue a cronologia indicada pelo Arcanjo Gabriel, no anúncio à Virgem Maria  (“Eis que tua parenta Isabel, também concebeu um filho na sua velhice. E este é o sexto mês daquela que era chamada estéril”, Lc 1,36). Assim, o nascimento de João Batista foi fixado pela Igreja, três meses após a Anunciação (25 de Março) e seis meses antes do Natal (25 de Dezembro).

  2. O precursor do “Sol Nascente”, que nos veio visitar. A Natividade de São João ocorre no período do solstício de inverno (hemisfério sul), época do ano em que as noites são mais longas e o sol se põe mais cedo. Após esta celebração, os dias vão se tornando mais longos, culminando no solstício de verão, que acontece em dezembro, quando o sol surge mais cedo e se põe mais tarde.

  3. Festa Antíquissima da Igreja. São João é o primeiro santo venerado na Igreja Universal, sendo celebrado, de acordo com Santo Agostinho, já nos primeiros séculos, na Igreja Africana.

  4. Celebração semelhante ao nascimento de Jesus. Durante muito tempo, os cristãos celebraram de maneira semelhante a solenidade de hoje com o Natal do Senhor. Segundo a Enciclópedia Católica, “A semelhança da Festa de São João com a do Natal foi levada adiante, pois outra característica do dia 24 de junho era a celebração de três Missas: a primeira, na calada da noite, recordava sua missão de Precursor; a segunda, ao amanhecer, comemorava o Batismo que ele conferia; e a terceira, na Hora Tertia, honrava sua santidade.Toda a liturgia do dia, repetidamente enriquecida pelos acréscimos de vários papas, estava em sugestividade e beleza a par com a liturgia do Natal. O dia de São João era tão sagrado que dois exércitos rivais, encontrando-se cara a cara em 23 de junho, de comum acordo adiaram a batalha até o dia seguinte da festa” (Batalha de Fontenay, 841).

Por Maurício Lucena, da redação dos Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email