Viva o testemunho de São Domingos Sávio – “Antes morrer que pecar!”

Viva o testemunho de São Domingos Sávio – “Antes morrer que pecar!”

Existem testemunhos de vida, que mesmo com poucos anos, trazem uma plenitude do viver cristão. É o caso de São Domingos Sávio, nascido em 2 de abril de 1842, na Itália, que durante sua infância e adolescência compreendeu plenamente o que Deus esperava dele e também de cada um de nós.

São Domingos Sávio é um dos jovens santos citados pelo Papa Francisco na Exortação Pós-Sinodal Christus Vivit. O Santo Padre diz que ele “oferecia à Maria todos os seus sofrimentos. Quando São João Bosco lhe ensinou que a santidade implica estar sempre alegre, abriu o seu coração a uma alegria contagiosa. Procurava estar perto dos seus companheiros mais marginalizados e doentes. Morreu em 1857, com a idade de 14 anos, dizendo: ‘Que maravilha estou eu a ver!’” (Christus Vivit, p. 56).

Sua maturidade, apenas da pouca idade, se revelou de forma expressiva quando fez sua Primeira Comunhão com sete anos. Ele decidiu que cumpriria um lema: “Antes morrer que pecar”. E escreveu alguns propósitos:

1) Confessar frequentemente e receber a Eucaristia quando o confessor permitir;

2) Santificar os dias de festa;

3) Serei amigo de Jesus e de Maria;

4) Prefiro morrer que pecar”.

O encontro com Dom Bosco

Quando tinha 12 anos, São Domingos Sávio se encontrou com São João Bosco, que se tornou seu mentor, e escreveu sobre o jovem: “Domingos era frágil e delicado de compleição, de aspecto grave e ao mesmo tempo doce, com algo de agradável seriedade. Era afável e de aprazível condição, de humor sempre igual. Guardava constantemente, em aula e fora dela, na igreja e em toda parte, uma tal compostura que o mestre sentia a mais agradável impressão somente com vê-lo e falar-lhe (…) Todas as virtudes que vimos brotar e crescer nele, nas diversas etapas da vida, aumentaram sempre maravilhosamente e cresceram juntas, sem que uma o fizesse em detrimento da outra (…) Nas coisas ordinárias, começou a tornar-se extraordinário (…) Aqui teve início aquela vida exemplaríssima, aquele contínuo progresso de virtude em virtude e aquela exatidão no cumprimento de seus deveres que alguém dificilmente poderia superar”.

Devoção Mariana

Em 1854, ano da instituição do dogma da Imaculada Conceição de Maria, o jovem renovou os propósitos da Primeira Comunhão dizendo: “Maria, eu vos dou meu coração. Tornai-me vosso. Jesus e Maria, sede sempre meus amigos; mas, por vosso amor, fazei com que eu morra mil vezes antes de ter a desgraça de cometer um único pecado”. E fundou a Companhia da Imaculada Conceição.

Saúde e morte

São Domingos foi tomado pela tuberculose, mas nunca perdeu o brilho e alegria. Faleceu serenamente dizendo: “Adeus, queridos pais. Que maravilha estou eu a ver!”. Foi beatificado em 1950 e canonizado em 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII. Certa da canonização do jovem, Dom Bosco escreveu: “Os que, havendo experimentado os efeitos de sua celestial proteção, gratos e ansiosos, esperam a palavra do oráculo infalível de nossa Santa Mãe, a Igreja”.

Domingos Sávio é o padroeiro das pessoas que sofrem falsas acusações, dos jovens delinquentes, das grávidas e dos cantores do coro da igreja.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email